Conceito de Estudo

EstudoO estudo é o desenvolvimento de atitudes e habilidades mediante a incorporação de novos conhecimentos; este processo é geralmente efetuado através da leitura. O sistema de educação que produz a socialização de um indivíduo dedica uma grande quantidade de horas na análise de diversos temas. É por isso que foi desenvolvida uma série de estratégias com o objetivo de que a tarefa estudada seja mais simples e que se consiga alcançar melhores resultados. Embora estes métodos sejam variados, é possível destacar uma série de pautas recorrentes.

Em geral, a maioria dos sistemas de estudo enfatiza a importância de iniciar a tarefa de adquirir novos conhecimentos em uma determinada área a partir da leitura superficial de um tema. Assim, o que se procura em primeira instância é ter acesso a um panorama geral do que se pretende saber em profundidade. Esta leitura inicial é particularmente importante quando se trata de temas que possuem ideias ou conceitos prévios, ou então quando se realiza uma análise ou a incorporação de conhecimentos em um idioma não nativo (como ocorre na interpretação de textos científicos em uma língua diferente do leitor).

Outra recomendação muito reiterada é ressaltar as ideias consideradas como principais. Este processo ajuda o estudante a partir de dois pontos de vista: por um lado, o aluno tem que realizar uma leitura minuciosa para separar o essencial do supérfluo, fixando conceitos; e por outro lado, criar um "mapa de referências" bem simplificado que sirva para uma eventual revisão rápida. Esta etapa pode ser complementada com a realização de diagramas e quadros sinópticos. Os algoritmos constituem outra estratégia de interesse para facilitar as técnicas de estudo, pois permitem interpretar melhor a relação entre diferentes conceitos categóricos do texto.

Uma vez incorporadas as diversas noções, é importante fazer perguntas sobre elas. Este processo se deve a importância de conhecer as relações de causa e efeito no tema, ou seja, conhecer as razões ligadas aos diferentes conceitos para que a aprendizagem seja profunda e não uma mera repetição de palavras. Entre os métodos favoritos, se sobressai a autoavaliação, ou quando se decide o estudo de forma coletiva, as perguntas cruzadas entre diferentes estudantes para motivar a abertura de diversas interpretações e matizes dos conteúdos que foram incorporados. Assim mesmo, estão disponíveis na atualidade, bancos de dados de perguntas com múltipla escolha ou de problemas de resolução que representam fontes de consulta na hora de avaliar os próprios conhecimentos e, ao mesmo tempo, definir a real capacidade do estudante no momento de uma situação de exame.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Estudo