Conceito de Estrias

EstriasAs estrias são lesões lineares da pele que ocorrem devido à ruptura das fibras do colágeno e da elastina. Este é um problema que tem mais repercussão do ponto de vista estético do que de saúde, sendo mais frequente em mulheres do que em homens, especialmente na fase da adolescência.

A pele é um tecido que possui certa elasticidade e permite sua adaptação às alterações do volume corporal. Quando estas mudanças são bruscas ou desproporcionais podem dar lugar ao surgimento de estrias devido à rotura de suas fibras.

A principal causa das estrias é a perda ou aumento de peso. Elas se localizam geralmente nas axilas, mamas, braços, abdômen, nádegas e pernas. As pessoas que sofrem de distúrbios nutricionais e as mulheres com celulite apresentam maior risco de desenvolver estrias, elas que são mais frequentes na adolescência quando ocorre um crescimento acelerado.

Outra causa muito frequente da presença de estrias ocorre durante a gravidez. Ela ocorre no abdômen especialmente nas mulheres grávidas que ganham muito peso.

A ruptura da camada fibrosa da pele se vê favorecida pelo estímulo de dois hormônios, o cortisol e os estrógenos, ambos favorecem a atrofia dos fibroblastos, que são as células responsáveis por produzir as substâncias tensoras da pele. O aumento do cortisol pode causar certos transtornos como a doença de Cushing, ou ainda trazer problemas para as pessoas que usam esteroides para o tratamento da asma, de alergias, doenças imunes, assim como nas pessoas que os usam para aumentar sua massa muscular.

Tratamento das estrias

Logo após o surgimento de qualquer estria, podemos conseguir bons resultados quando ainda estas se encontram avermelhadas ou rosadas, neste caso, os cremes à base de colágeno e elastina, ácido hialurônico, assim como a centelha asiática podem ajudar a melhorar a qualidade da pele para recuperar sua tensão e elasticidade. Estas medidas podem ser mais efetivas junto com massagens e atividade física, já que ambas as práticas aumentam a circulação sanguínea da pele aumentando o nível de nutrientes. Uma vez surgidas e adotadas em formato atrófico, os tratamentos dermatológicos e cosméticos não são efetivos para sua eliminação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Estrias. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/estrias >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estrias