Conceito » Estresse

Conceito de Estresse




estresseO estresse é um estado de ausência de sossego de um organismo frente às exigências que lhe proporciona o ambiente. No geral, a vida cotidiana nos impõe uma série de desafios que requerem uma continua adaptação de nossa parte para poder sobreviver, esta adaptação se consegue mobilizando os recursos internos que possuímos. Pode parecer estranho desta perspectiva, mas uma mínima cota de estresse faz parte das necessidades para o desenvolvimento normal que todo organismo tem. Não obstante, quando estas demandas superam os recursos que possuímos para afrontá-las, as consequências se refletem em detrimento da qualidade de vida.

Assim, nas sociedades modernas os desafios que são enfrentados são comumente e excessivamente impositivos e predispõem a diversas regiões, tanto físicas como psíquicas. Em particular no âmbito de trabalho, o estresse se faz cada vez mais latente, levando a perdas econômicas por falta de produtividade, além de afetar a saúde das pessoas.

Os sintomas típicos do estresse são: enxaquecas, suores nas mãos, dores nas costas, cansaço generalizado, isolamento social, depressão, ansiedade, falta de sono, irritabilidade, impotência, gastrite, úlceras, etc. Também existem estudos que associam o estresse com a obesidade e com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Um dos aspectos curiosos a ser considerado é que aqueles países com economias mais desenvolvidas, onde as necessidades básicas estão cobertas para a maioria da população, e onde se tem os maiores níveis de consumo, são onde as populações sofrem tanto ou mais níveis de estresse do que é observado nos países subdesenvolvidos.

O modo mais eficiente para enfrentar um estresse nocivo consiste em limitar as obrigações a uma medida mais adequada aos recursos com os que se conta. Para isso é necessário o estabelecimento de prioridades e tarefas secundárias. Também é importante o desempenho de atividades físicas para descarregar as tensões e despejar a mente. Uma ajuda para os casos extremos pode ser trabalhada pela psicoterapia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)