Conceito de Estomatologia

EstomatologiaA estomatologia é uma disciplina médica cujo termo é sinônimo de outra, a odontologia, na qual ambos os conceitos podem ser empregados de maneira diferente. Na prática, o profissional deste ramo da medicina é chamado de odontologista, estomatólogo ou cirurgião dentista (a diferença entre um e outro depende da especialização de cada universidade que aplica esta disciplina).

A estomatologia compreende o conhecimento de vários sistemas: o sistema mandibular, periodontal, dentário ou neuromuscular. Enfim, tudo aquilo que faz parte da cavidade oral, o primeiro conduto pelo qual os alimentos são ingeridos até chegar ao estômago.

Compreendendo as patologias típicas

Um estomatólogo trata de patologias bem diversificadas. As mais frequentes são as doenças que afetam a boca, por exemplo, as cáries, a piorreia ou as lesões na mucosa bucal. Da mesma forma que existem doenças que afetam o aparelho digestivo: a gastrite, a duodenite parasitaria e a síndrome de má absorção intestinal provocada pela falta de vitaminas. Algumas doenças do intestino trazem consequências à boca, produzindo lesões bucais como a doença de Crohn, a colite ulcerativa e a doença celíaca.

Estomatologia forense

A medicina é caracterizada por uma constante especialização. Esta tendência se manifesta na estomatologia forense. É uma disciplina que engloba todos os conhecimentos destinados a determinar a identidade de uma pessoa, por exemplo, a identificação de cadáveres. Deve-se levar em conta que os dentes possuem informações extremamente valiosas do corpo humano, tais como a estimação de idade, determinação do sexo, raça, doenças do indivíduo, etc.

Estomatologia pediátrica

O atendimento às crianças no campo da estomatologia se tornou uma especialidade. Sabemos que as crianças têm uma fisiologia particular e consequentemente apresentam doenças próprias de sua idade, como o hábito da sucção que pode afetar a dentição, a prevenção e o tratamento de cáries, os cistos gengivais nos recém-nascidos, assim como algumas úlceras associadas ao período de amamentação.

Uma pincelada histórica

Desde a antiguidade os médicos egípcios tratavam as doenças bucais. As primeiras próteses dentárias faziam parte dessa época. Os maias conheciam as técnicas de extração dental. Os médicos gregos utilizavam arames aquecidos como procedimento de esterilização que servia para tratar as doenças que afetavam os dentes. Com o passar dos séculos, a estomatologia foi incorporando todo tipo de técnica e avanço: o enchimento da cavidade bucal, o primeiro tratamento dentário do século XVIII, a introdução da anestesia e da radiologia nos primeiros consultórios odontológicos.

Imagem: iStock, 101cats

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Estomatologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/estomatologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estomatologia