Conceito de Estímulo Auditivo

Estimulo-AuditivoO ser humano possui cinco sentidos externos: a visão, audição, tato, olfato e paladar. Cada sentido responde a estímulos específicos, por exemplo, a beleza de um amanhecer é um estímulo agradável para a visão. Então, quais são os estímulos auditivos?

Aqueles que estimulam diretamente o sentido da audição. A partir desse ponto de vista, vale ressaltar que existem estímulos positivos e agradáveis como: escutar a música do seu cantor favorito; escutar a voz de sua mãe do outro lado da linha telefônica principalmente quando está viajando a trabalho e a quilômetros de distância; quando escuta uma notícia agradável, etc.

O imenso prazer de um som

Existem certas ações que se encontram diretamente ligadas ao prazer de desfrutar um som agradável, tais como: ir a um show musical, ir a um cinema para assistir um filme (o cinema também oferece estímulos visuais), ir a uma palestra ou conferência, ir à escola para aprender, entre outras.

No entanto, vale ressaltar que existem também estímulos auditivos muito incômodos como mostra a contaminação acústica das grandes cidades marcadas pelo excesso de trânsito. Por outro lado, no plano da comunicação verbal, existem também outros estímulos bem desagradáveis como gritos, xingamentos, palavrões, brigas, entre outros.

É muito importante precisar que o silêncio absoluto também é um estímulo auditivo. Na verdade, este silêncio marca um contraste em relação ao ruído que convivemos habitualmente.

Influência entre o som e o estado de ânimo

Existe uma influência direta entre os estímulos externos e o estado de ânimo das pessoas, por exemplo, uma música relaxante transmite paz interior, serenidade e bem-estar. Caminhar à beira mar escutando o barulho das águas também relaxa e traz paz interior, como do contrário, existem ruídos que incomodam o bem-estar do indivíduo, por exemplo, aqueles barulhos que interrompem o sono durante a noite impedindo o descanso.

Existem certos tipos de sons que não devem ser renunciados, principalmente por estarmos em uma era tecnológica que causa estresse às pessoas. Assim, é importante desfrutar do som da natureza, do canto dos pássaros, das folhas das árvores que se movem com o vento, entre outros.

Todos os sentidos são muito importantes porque o ser humano recebe informação através desses filtros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Estímulo Auditivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/estimulo-auditivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estímulo Auditivo