Conceito de Estimulação

Baby playing whilst father worksO ser humano é um ser que reage aos estímulos do ambiente, uma vez que interage constantemente com o meio que vive. O homem percebe a informação através dos cinco sentidos externos: tato, paladar, audição, olfato e visão. Neste sentido, é muito importante estimular os sentidos para potenciá-los. Por exemplo, a visão é estimulada através da contemplação da beleza de uma paisagem, do mesmo modo que a arte como prazer estético também é um verdadeiro presente para os olhos.

Além disso, o amor também está conectado com o sentido da visão se levarmos em conta que um dos grandes presentes do namoro é a emoção de observar seu objeto de desejo (dois namorados sentem que o tempo para quando estão juntos olhando um para o outro). Por outro lado, a música também estimula o sentido da audição. Na verdade, é muito importante falar com os bebês mesmo quando eles ainda não falam. As canções de ninar são fantásticas para estimular a criança no desenvolvimento da linguagem.

Aliás, também é importante estimular a mente. Neste caso, é essencial quebrar a rotina através da novidade, do contrário, quando ficamos estancados na zona de conforto limitamos todo nosso potencial intelectual. Quais habilidades são especialmente recomendáveis para estimular o cérebro? Seguem algumas: caminhar todos os dias é um bom hábito para ativar corpo e mente; você também pode repassar a lista de compra do supermercado sem utilizar a calculadora; escrever cartas à mão e não apenas enviar e-mails pelo computador; ler livros com mais frequência; participar de oficinas de leitura para compartilhar impressões literárias com outros participantes.

Contudo, é muito importante ir ao cinema porque esta arte também potencializa a empatia com outras histórias. Além do contato tecnológico com os amigos, devemos valorizar com a conversa pessoal. O diálogo com os amigos é uma ação bem estimulante, assim como jogar cartas, resolver palavras cruzadas, realizar caça-palavras, jogos de adivinhação também é uma medida fantástica para estimular a mente.

As pessoas também podem potencializar pequenos hábitos para quebrar a rotina. Por exemplo, mudar o itinerário que realiza para voltar do trabalho para casa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Estimulação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/estimulacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estimulação