Conceito de Estima

EstimaDo ponto de vista da afetividade, o ser humano estabelece relações pessoais com outras pessoas, enriquece em termos afetivos graças à companhia de outros companheiros de viagem como parentes, amigos, colegas de trabalho, namorado, esposa, etc.

Ao estabelecer relações pessoais existe uma lei universal: é impossível sentir o mesmo grau de simpatia pelos outros. Isto é, sempre há preferências pessoais, uma estima maior para alguém em específico.

O que é a estima?

O carinho e o afeto que uma pessoa sente pela outra, um carinho que pode servir de base a uma relação interpessoal, assim, com um grau maior de estima entre duas pessoas pode haver maior receptividade nesta questão. Pelo contrário, quando existe algum tipo de antipatia, há um distanciamento emocional.

Quando uma pessoa estima a outra há uma valorização positiva da mesma. Portanto, esta estima externa também influencia de modo direto a autoestima do próximo de maneira que o carinho de outras pessoas pode trazer sentimentos agradáveis e ajudar a construir um autoconceito positivo.

Na verdade, um indivíduo estima o outro quando o conhece bem. Melhor dizendo, é muito importante conhecer uma pessoa de verdade e ter lidado com ela para poder sentir um carinho sincero. Quando uma pessoa estima a outra realiza uma avaliação positiva de suas qualidades pessoais, enaltece suas conquistas, elogia suas habilidades e ações positivas.

Diferentes níveis de expressão

A estima é um sentimento que pode ser experimentado em vários graus, ou seja, há um maior ou menor nível de profundidade com o próximo neste tipo de sentimento, mas também consigo mesmo. De fato, na medida em que se melhora a relação estabelecida consigo mesma, a relação com os demais também flui naturalmente. O carinho para si mesmo é o motor para colocar em prática as habilidades sociais com os demais.

Cultivar os afetos pessoais

As relações pessoais devem ser cultivadas com paciência, carinho e respeito. É indispensável dedicar tempo a estes vínculos afetivos para evitar que o carinho se esfrie. Isto é, quando se perde o contato de um amigo, pode-se também chegar o momento em que esses amigos se sintam dois estranhos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Estima. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/estima >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estima