Conceito de Estética

Estetica

Estética significa a reflexão filosófica orientada à percepção do belo em geral e da arte em particular. O termo é derivado das palavras gregas "aisthesis" (sensação) e "ica" (relativo a). Ao longo do tempo, as posturas tomadas para avaliar a beleza dos objetos têm sofrido notórias variações até o ponto de relacionar-se ao extremo. No entanto, muitos que se dedicam ao ofício da arte lidam com o problema de ter que produzir sempre uma obra que seja de bom gosto, circunstância que é difícil de satisfazer a todos desde uma postura relacionada ao extremo.

O debate sobre este tópico se remonta à Grécia antiga no contexto do nascimento do discurso filosófico. É célebre a postura platônica em que a beleza suprema reside nas ideias, sendo um reflexo desvalorizado de seu mudo sensível. Aristóteles, por sua vez, teve uma reflexão mais orientada da arte e da linguagem poética em particular. Seria muito aprofundar em detalhes sobre cada pensamento, basta observar a imposição de uma ideia do belo associada à ordem e à harmonia e que essa evolução teve uma enorme repercussão na história da arte.

Quando o cristianismo se estendeu por toda Europa, a ideia da beleza se ligou a de Deus. De fato, Deus estabelece a verdade, o bem e a beleza em grau supremo, tendo todos os seres algum grau de beleza na medida em que levam o cunho divino.

Como já foi adiantado, com o passar do tempo, estas posições deram lugar a visões de mundo mais relativas. Assim, no auge do século XX, as vanguardas questionaram as representações históricas referentes ao belo, tentando mostrar novas alternativas para refletir um novo mundo em mudanças; fracassaram em sua missão, mas deixaram um rastro de influência sobre restante do século.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Estética