Conceito de Estacionamento

EstacionamentoO conceito estacionamento é utilizado em nosso idioma com vários sentidos. Por um lado, significa a ação de retirar ou colocar de maneira transitória um automóvel ou qualquer outro veículo em um espaço destinado exclusivamente para ele. Por outro lado, serve denominar o local projetado especialmente para que vários ou dezenas de veículos estacionem neste lugar.

Nas grandes cidades, os estacionamentos são lugares muito comuns devido à grande demanda de automóveis que se deslocam e chegam à cidade e que em algum momento necessitam estacionar, uma vez que os motoristas dos veículos precisam trabalhar, estudar e realizar outras atividades do dia a dia.

Obviamente os estacionamentos cobram um valor em dinheiro que varia de acordo com o tempo de permanência dos veículos dentro do seu espaço.

Assim mesmo, é permitido estacionar os automóveis nas ruas da cidade, não em todas, pois esses espaços não podem responder pela grande demanda de veículos que circulam pela cidade e que precisam estacionar.

Na maioria das cidades do mundo existem claros avisos que indicam os lugares onde se pode ou não estacionar, inclusive, muitos deles têm custo para isso. Em muitos lugares existem parquímetros, estes são máquinas que recebem dinheiro e emitem um comprovante que habilita o motorista a deixar seu carro estacionado na rua durante um determinado período de tempo.

Normalmente os espaços existentes nas ruas onde não se pode estacionar nunca são as saídas dos estacionamentos privados, no entanto, esses lugares costumam estar marcados com linhas de cores fortes, geralmente amarelas ou azuis, para que o motorista perceba que ali não é permitido estacionar.

Todos os motoristas que não cumprirem com as normas de proibido estacionar sofrerão multas e poderão ter seus veículos apreendidos.

Há uma empresa contratada pelo município que se dedica em controlar o horário de estacionamento dos veículos nas ruas, assim quando encontram um automóvel que não cumpre com as normas estabelecidas aplicam uma multa ao dono do veículo e muitas vezes apreendem o mesmo, desta forma, o motorista deve arcar também com os custos para poder retirar seu veículo apreendido.

Devemos destacar também que, lamentavelmente, apesar de existir lugares como os estacionamentos e os espaços permitidos nas ruas, há muita gente que costuma estacionar os carros em lugares proibidos, por exemplo, nas vagas destinadas a idosos e deficientes, complicando de vez o trânsito do seu próximo.

Este tipo de comportamento está associado à má educação no trânsito como também o fato de evitar o pagamento de um estacionamento formal.

Há pouca consciência neste sentido ainda, embora os municípios estejam aplicando multa àqueles que se comportam mal e tentam burlar as leis do trânsito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Estacionamento