Conceito de Esquema

EsquemaO esquema é uma representação gráfica ou simbólica de uma série de ideias ou conceitos ligados entre si em diferentes áreas de estudo. É chamado de esquema à representação visual de conceitos frequentemente abstratos ou imateriais que se relacionam formando uma figura simbólica. O esquema é empregado com diversos fins, por exemplo, para facilitar a compreensão de um conceito científico, lógico ou matemático. Ou então, pode ser utilizado também como meio de resumo ou de conceituação simplificada de uma problemática ou tema em particular. São úteis em espaços educativos e de negócios, formais e informais, e em qualquer situação que exija uma conceituação gráfica para explicar uma ou várias ideias.

Os esquemas científicos e/ou materiais são empregados na maioria das vezes com propósitos investigativos e teóricos. Embora nem sempre tenham um propósito de simplificação, frequentemente respondem a um objetivo demonstrativo ou hipotético para teorizar sobre algum aspecto da ciência ou da lógica. Por exemplo, pode ser utilizado um esquema para traçar uma ou uma série de fórmulas para explicar os passos a seguir em um determinado procedimento ou para representar a evolução sincrônica ou diacrônica de um objetivo ou entidade. Muitas vezes, os esquemas acompanham relatórios de investigações para concluir ou visualizar as contribuições realizadas pelo trabalho.

Os esquemas também se aproveitam do campo social, de cenários educativos, de debates ou negócios. Um esquema é útil para vincular conceitos entre si, por exemplo, em uma hipótese sobre problemas sociais que se pretendem atender desde as áreas governamentais ou institucionais. Também é didático na hora de ensinar conceitos abstratos ou complexos a educandos. De qualquer forma, para referir-se à evolução biológica, a conceitos da matemática ou filosóficos. Por último, os esquemas são altamente valorizados em ambientes de negócios e trabalhistas, onde é preciso muitas vezes dar conta de processos em áreas de trabalho de forma simplificada e concreta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Esquema