Conceito » Espécie

Conceito de Espécie




EspecieEspécie é para a ciência cada um dos grupos em que se divide um gênero, isto é, um conjunto de entidades com características similares e afins. Para a biologia, a espécie é a unidade básica da classificação biológica e como tal constitui seu mais relevante objeto de estudo. Assim, uma espécie pode ser a humana. Mais especificamente, para que dois ou mais indivíduos sejam considerados como pertencentes a esta classificação, estes organismos devem ser capazes de cruzar entre si e produzir descendência fértil. Para outros teóricos, pertencer a uma espécie significa apresentar uma dada semelhança de DNA ou de traços específicos.

O conceito de qualquer maneira é complexo, já que comumente fala-se de espécie quando se refere, por exemplo, aos leões, os sapos, os umbuzeiros, quando no entanto a cada uma dessas entidades constituem à sua vez uma família maior de espécies. Por exemplo, o cervo é uma família de 34 espécies. Mais complexo é o caso quando se trata de espécies diferentes como a dos dinossauros, às que só podem ser acedidas em formas de fósseis.

Ao todo, o número de espécies no mundo encontra-se entre 1,5 e 2 milhões, mas este é um valor aproximado, já que podem existir espécies desconhecidas ainda para os estudos biológicos. Para falar de espécies, dispõe-se do conceito de espécie biológica (população natural de indivíduos que podem ser cruzado entre si), evolutiva (uma linhagem de indivíduos que mantêm as mesmas características), morfológica (de acordo com características físicas e de aparência), filogenética (às quais conservam um só caráter derivado ou apomórfico) ou ecológica (uma linhagem que ocupa uma zona adaptativa em particular).

Nas últimas décadas, o estudo das espécies viu-se seriamente alterado pela investigação sobre aquelas espécies vegetais ou animais que, devido à ação humana, natural ou de outra índole, se encontram em risco de extinção. Por estas mesmas causas e também porque nos últimos anos muitas espécies já se consideram extintas.

>> Próximo - Que Conceito >>