Conceito de Esfoliação

EsfoliacaoA palavra esfoliação se refere a um procedimento empregado para remover as células das camadas superficiais da pele, para que sejam substituídas por novas células e um colágeno que lhe dê um melhor aspecto. A esfoliação é uma técnica muito usada em áreas como a cosmética e a dermatológica, que é aplicada para fins estéticos.

Para realizar este procedimento são empregadas técnicas que vão desde a aplicação de microgrânulos e substâncias químicas diretas sobre a pele até o uso de aparelhos que permitem uma massagem com substâncias esfoliantes que tem a finalidade de remover as camadas da pele com maior profundidade. A ação destes métodos consiste em quebrar a união destas células agrupadas através do desprendimento e da descamação.

Um dos principais usos da esfoliação é a terapia do antienvelhecimento, pois permite melhorar o aspecto da pele envelhecida por fatores como a idade e a exposição aos raios solares, como também serve como ferramenta em tratamentos que eliminam rugas, retiram manchas e diminuem as lesões de cicatrizes produzidas pela acne.

Embora a esfoliação tenha uma grande variedade de aplicações, não é um procedimento isento de risco, pois seu uso não é recomendado em caso da existência de inflamações ou infecções ativas, em pessoas com grande exposição ao sol e com tendência em desenvolver cicatrizes elevadas como a queloide.

Para conseguir melhores resultados é recomendável que após um tratamento de esfoliação se evite dentro do possível a exposição ao sol, inclusive é aconselhável aplicar protetor solar diariamente mesmo que permaneça dentro de casa ou do local de trabalho. Isso deve ser complementado com um bom umedecimento da pele.

A esfoliação é um procedimento que deve ser aplicado por dermatologistas ou esteticistas capacitados, pois uma má aplicação pode produzir lesões como queimaduras profundas, ocasionando cicatrizes ou manchas.

Existem vários produtos utilizados para que uma esfoliação seja suave e segura quando feita em casa. Um dos mais usados é o açúcar que combinado com azeite de oliva pode ser aplicado diretamente nas áreas que estão para descamar com movimentos suaves e circulares. Sua aplicação também deve ser evitada em áreas delicadas da pele como ao redor dos olhos, as pálpebras e os lábios; os esfoliantes caseiros não conseguem efeitos tão notórios como os obtidos em produtos químicos e devem se aplicados com maior frequência para que tenham boa resolução.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Esfoliação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/esfoliacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Esfoliação