Conceito de Escritório

EscritorioChamamos de escritório ao espaço físico, que pode estabelecer-se geralmente em um departamento de um edifício ou de uma casa e que está destinado para a realização de um trabalho ou das atividades de uma empresa.

Obviamente e dependendo da quantidade de pessoas disponíveis, a distribuição do pessoal pode ser realizada de diversas maneiras, entretanto, existem alguns acordos sobre quais serão as melhores distribuições para não comprometer sua eficácia.

Geralmente, costuma-se encontrar num primeiro espaço a recepção, que é o lugar onde trabalham as secretárias ou outros funcionários de cargo inferior, como também onde estão concentradas as tarefas de menor importância. Já num espaço fechado e separado dos demais, como se fossem diversos quartos de uma moradia familiar, estão os chefes e os funcionários que exercem um cargo maior e de responsabilidade e, que necessitam de privacidade e independência para realizar suas tarefas.

Também é muito comum nestes espaços privados encontrar o que chamamos de sala de reuniões, onde não só são realizadas as reuniões diretivas e dos responsáveis pela empresa, mas também onde se recebem os principais clientes ou futuros investidores. Este tema das divisões de espaço nos escritórios tem sido amplamente estudado para determinar os diversos graus de produtividade.

Por exemplo, o fato de destinar espaços fechados e privados para discutir os temas mais importantes da vida de uma empresa, tais como o dinheiro inerente, os diversos investimentos que recebem, está provado que contribuem para evitar futuras situações de furto ou de revelação de segredos.

O que hoje em dia está em moda é a chamada disposição do pessoal em cubículos, pois desta maneira o isolamento não é total e sim parcial, permitindo a interação entre os funcionários, porém mantendo a privacidade de cada um.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Escritório