Conceito de Escritor

escritorEm seu uso mais amplo, a palavra escritor se emprega para conceituar aquela pessoa que escreve qualquer tipo de documento ou obra de autoria própria, como também se emprega a palavra escritor para designar aqueles indivíduos que praticam a escrita a um nível profissional, ou seja, que dedicam sua vida à arte da escritura de obras escritas ou impressas.

Entretanto, vale destacar, que o termo é frequentemente mais utilizado na segunda opção, ou seja, aplicado à pessoa que escreve como profissão mais que aquela que utiliza a escrita como atividade circunstancial.

A atividade de escrever é considerada uma forma de arte, que do popular ao clássico, é capaz de ensinar, entreter, emocionar passando um pouco das idéias ou personalidade do escritor e as influencias da época em que foi escrita. A arte da escrita é atemporal e um bom escritor consegue a façanha de se tornar imortal.

Segundo o gênero e a composição literária à qual se dedica o escritor, o mesmo receberá diferentes denominações específicas dependendo do trabalho que desprende:

- poeta: Escritor que se dedica à escrever poesia, sendo os mais destacados na língua portuguesa os brasileiros: Castro Alves, Mário Quintana, Cecília Meireles, Olavo Bilac, ário de Andrade e das raízes de nossa língua temos os portugueses Luís de Camões e Gil Vicente.

- novelista: Aquele escritor que se ocupa da escrita de novelas, que são as obras literárias escritas em prosa nas quais se narram ações fingidas em tudo, ou em partes, com o objetivo de provocar prazer aos leitores a partir das descrições dos acontecimentos, paixões e costumes dos personagens.

- ensaísta: Escritor consagrado à escritura de ensaios, aquela obra em prosa na qual o autor reflexiona sobre uma temática determinada.

- contista: Escritor destinado à escritura de contos, a narração breve de acontecimentos fictícios ou fantásticos que ostentam fins didáticos ou recreativos.

- dramaturgo: aquele autor dedicado à escritura de obras de teatro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Escritor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/escritor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Escritor