Conceito de Escolástica

Existem diferentes doutrinas filosóficas que oferecem um sistema filosófico que pretende trazer entendimento sobre o modo de entender o mundo. A filosofia medieval destaca a influência da escolástica como um método de pensamento que integra o conhecimento da filosofia aristotélica sob a ótica de uma nova luz: ela traz a revelação cristã através das Escrituras Sagradas. Baseado neste ponto de vista, o conhecimento filosófico de Aristóteles acrescenta informação através da fé.

Por isso, a fé deixa de ser um conhecimento unicamente vinculado à religião para ser levado em conta o valor do pensamento de filósofos influentes como Tomás de Aquino. Suma Teológica é a obra de maior expressão deste autor e que reflete a corrente deste pensamento. Tomás de Aquino se destaca por sua capacidade de sistematização do pensamento aristotélico.

A fé e a razão

Este movimento teológico e filosófico parte da existência de Deus como uma luz que traz um sentido valioso ao ser humano e pela busca da felicidade, uma vez que Deus é um ser transcendente. Deus é a primeira causa de tudo o que existe no contexto da escolástica, ou seja, um ser onipotente.

A escolástica é um pensamento que estabelece uma relação constante entre a fé a razão. Porém é importante fazer uma observação nesse sentido: a fé está em um estado superior ao da razão, ela chega até aonde não é possível chegar através do conhecimento racional como citado anteriormente, Deus é a causa de tudo. Por isso, o conhecimento divino comunicado através das Escrituras Sagradas ilumina a mente do homem. O ser humano é uma criatura finita, pelo contrário, Deus é o infinito.

Os limites próprios do ser humano

No contexto da escolástica, o homem foi criado à imagem de Deus e tem qualidades importantes como a razão, a vontade e a liberdade. Entretanto, dada sua natureza finita, o ser humano tem estas capacidades com certos limites.

Apesar de a filosofia escolástica integrar o valor da fé, é fundamental destacar que esta doutrina sempre teve um método de trabalho racional muito disciplinado atendendo ao princípio da autoridade. Um pensamento vinculado à cultura do contexto histórico medieval.

Foto: iStock, baona

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Escolástica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/escolastica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Escolástica