Conceito de Erupção Cutânea

Erupcao-CutaneaA pele é o maior órgão do corpo e cumpre diversas funções, sendo que a mais importante é a proteção contra agentes externos. A pele é também reflexo do estado de saúde do interior do organismo e por onde se manifestam muitas doenças.

Uma manifestação característica que prejudica a saúde ou seu estado patológico e que afeta a pele sob a forma de uma erupção cutânea é a inflamação da pele. Esta pode ter uma grande variedade de formas e certa disposição para identificar sua origem.

As erupções cutâneas estão relacionadas sempre com algum estado de doença ou através da hipersensibilidade. Geralmente são reações a produtos usados de forma tópica como sabonetes, cremes ou produtos cosméticos. Também são frequentes as infecções e as intoxicações, já os casos menos frequentes se devem às doenças crônicas como a psoríase, lúpus, pênfigo, dermatomiosite, entre outras.

As lesões que apresentam mudança de cor e são planas, ou seja, que não mostram alterações da pele saudável ao ser tocada são chamadas de máculas. Estas lesões podem ser de cor roxa e ocorrem devido a um sangramento nas camadas profundas da pele durante um traumatismo. São conhecidas como equimoses e também ocorrem por causa de infecções sistêmicas como a meningite e doenças virais como o sarampo e a rubéola, que são de cor rosa, se distribuem pelos demais membros do corpo e são acompanhadas de febre. Também pode haver lesões com manchas em que há perda da pigmentação como é o caso do vitiligo, da pitiríase e da lepra.

Todas as lesões que são acompanhadas de mudança na coloração e que podem ser notadas e apalpadas são conhecidas como pápulas. Estas lesões são elevadas e secas como as verrugas, e ainda apresentam algum tipo de secreção, como doenças tais como a varicela, o herpes simples, o herpes zoster ou cobreiro; nestas últimas as lesões cheias de líquido são chamadas de vesículas e costumam romper dando origem a uma crosta.

Uma forma de erupção é a placa que apresenta áreas de mudança de cor que se elevam. Isso é muito característico em doenças como a psoríase, que costuma coçar muito e vir acompanhada da descamação da pele.

Muitas vezes, as intoxicações ou alergias produzem uma erupção que aparece de forma súbita ou repentina, pode ser generalizada ou localizar-se apenas no tronco e são reconhecidas porque vem acompanhada de uma coceira. Em certas ocasiões, pode haver vômitos ou diarreia como uma forma de mecanismo que o corpo utiliza para eliminar a substância do organismo. As alergias podem ser ocasionadas por produtos químicos, alimentos, medicamentos ou picadas de insetos. Devem ser avaliadas e tratadas imediatamente, pois quando apresentadas de forma rígida podem causar inflamação na garganta e impedir a pessoa de respirar produzindo a morte por asfixia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Erupção Cutânea