Conceito de Erro

ErroAo longo da vida existem erros e acertos. Os erros são os equívocos que uma pessoa comete ao longo de sua existência. Erros que a pessoa pode se arrepender num momento presente, mas no futuro também.

Na verdade, os erros mais dolorosos são aqueles sofridos por algo do passado (já que não se pode modificar). Na maioria das vezes, as pessoas se arrependem mais do que não fizeram do que aquilo que na realidade gostariam de fazer e já fizeram de alguma forma.

Tipos de erros

Os erros podem acontecer tanto no campo pessoal como no plano profissional. Eles fazem parte da aprendizagem própria da experiência humana. É um sinal de sabedoria emocional reconhecer os próprios erros, aprender com os mesmos e saber extrair os melhores ensinamentos para sua vida.

Por outro lado, o erro pode afetar unicamente a uma pessoa que tomou tal decisão, mas também pode afetar outras pessoas que estejam envolvidas no caso.

Quando um erro atinge mais de uma pessoa e prejudica a terceiros é importante ser responsável e agir posteriormente. O ser humano não pode controlar cem por cento as consequências de suas ações, mas tem a capacidade de influenciar através da atitude como enfrenta seus erros.

As pessoas soberbas, por exemplo, têm muita dificuldade em reconhecer com humildade seus próprios erros.

O conceito erro aplicado ao contexto acadêmico se refere à falha cometida por um aluno quando não responde de modo adequado às perguntas feitas pelo professor durante um exame ou prova.

Aprender com os erros

Os erros são lições de vida que servem como fonte de sabedoria para que a pessoa saiba refletir sobre suas causas e em lugar de culpar-se, pensar seriamente a respeito dos mesmos.

É muito importante não se fazer de vítima quando comete um erro e assim ser protagonista de uma história que não lhe é agradável. Viver é aprender com seus acertos, mas com os erros também.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Erro