Conceito de Erotomania

ErotomaniaO amor é um dos sentimentos mais profundos que atinge o coração humano, entretanto, vale ressaltar que para um amor ser considerado verdadeiro, é importante que exista reciprocidade porque o verdadeiro amor se baseia em dar e receber. Existem diversos tipos de namoro, por exemplo, o amor platônico baseado na ilusão de um ideal. Porém existem outros distúrbios como a erotomania.

Trata-se de um distúrbio mental em que a pessoa fica cem por cento fora da realidade e arrasta a crença fictícia de um amor secreto por outra pessoa.

Geralmente a pessoa que sofre de erotomania foca sua atenção em uma pessoa de status superior. Em alguns casos, pode tratar-se inclusive de uma pessoa que não conhece de verdade, por exemplo, um personagem famoso. A erotomania mostra a contradição que surge da ilusão delirante de uma pessoa que acredita que é amada por outra quando na realidade não é. A pessoa age de acordo com seu próprio delírio pessoal, ou seja, seu objeto de desejo funciona como se fosse seu verdadeiro amor.

Na maioria das vezes, esse transtorno ocorre em pessoas muito solitárias que sentem a necessidade de ser amadas. De forma inconsciente, a pessoa cria uma história em sua mente e acredita ser realidade. Desta maneira, ela pode se sentir incompreendida em caso de compartilhar esses sentimentos com alguém.

Trata-se de um transtorno da personalidade que influencia de forma direta a conduta da pessoa. O indivíduo cria uma história irreal em sua mente a partir de um fato inusitado. Este tipo de transtorno acontece especialmente em mulheres com mais de 30 anos que se sentem sozinhas e continuam solteiras. Apenas quando a pessoa toma consciência do problema que enfrenta, ela pode aprender a controlar os pensamentos delirantes que invadem sua mente através de uma terapia psicológica.

Em alguns casos, esse distúrbio pode derivar de uma obsessão, uma vez que, o que passa na mente de uma pessoa não significa que são fatos reais ou objetivos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Erotomania. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/erotomania >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Erotomania