Conceito de Equinócio

EquinocioEquinócio é a denominação popular de um acontecimento astronômico que acontece em determinado momento do ano em que o sol se encontra sobre o Equador e se caracteriza pelos dias e noites idênticas em todo planeta, sem exceções, isso ocorre entre os dias 20 e 21 de março e também em 22 e 23 de setembro de cada ano.

Vale lembrar que no momento que acontece um equinócio também ocorrem as mudanças de estação do ano em todo planeta. Por exemplo, no hemisfério norte entre os dias 20 e 21 de março tem início a primavera, já no hemisfério sul começa o outono; enquanto isso, no hemisfério sul entre os dias 22 e 23 de setembro começa a primavera e no hemisfério norte inicia o outono.

Ele é denominado dessa maneira justamente porque provém do latim aequinoctium, que significa noite igual, explicado anteriormente e que serve como sinal distintivo desse acontecimento.

No equinócio, o sol consegue chegar ao ponto mais alto do céu, este fenômeno é chamado na astronomia de zênite. Por acaso, quando observamos o sol do ponto que nos encontramos, na terra, podemos comprovar que isso acontece sobre nossa cabeça em um ângulo de 90º. Esta localização em particular gera a luz emanada pelo sol e se projeta aos hemisférios norte e sul.

No entanto, durante o exato momento do equinócio, o sol nasce ao Leste e se põe ao contrário, ao Oeste. Isso ocorre em todos os lugares do nosso planeta sem que haja exceções.

Estes movimentos somente acontecem no equinócio porque no hemisfério norte o sol se põe no sul e se move como os ponteiros de um relógio, enquanto que no hemisfério sul o sol se põe no norte e em sentido oposto ao nosso relógio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Equinócio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/equinocio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Equinócio