Conceito » Equilíbrio Térmico

Conceito de Equilíbrio Térmico




eq-termicoO equilíbrio térmico é o estado em que se igualam as temperaturas de dois corpos, as quais, em suas condições iniciais apresentavam diferentes temperaturas. Uma vez que as temperaturas são equiparadas se suspende o fluxo de calor, chegando ambos os corpos a este equilíbrio térmico.

O equilíbrio térmico é um conceito que forma parte da termodinâmica, o ramo da física que trata de descrever os estados de equilíbrio a um nível macroscópico.
Quando os sistemas se encontram em contato mecânico direto, ou de outra forma, separados através de uma superfície que facilita a transferência de calor, a superfície diatérmica, se dirá que ambos estão em contato térmico. Enquanto isso, com o passar do tempo, embora os dois sistemas que estejam em contato térmico se encontrem dispostos de tal maneira que não possam misturar-se ou embora estejam colocados no interior de um espaço em que é impossível que troquem calor com o exterior, inevitavelmente, vão atingir o estado de equilíbrio térmico.

A um nível macroscópico, a situação de dois sistemas em contato térmico pode ser interpretada porque as partículas da superfície de interface dos dois sistemas são capazes de interagir entre si; o que será visto é que as partículas do sistema que apresentam uma maior temperatura vão transferir parte de sua energia às partículas do outro sistema que observa uma menor temperatura. Esta interação faz com que as partículas de ambos os sistemas consigam a mesma energia e, portanto, a mesma temperatura.

Para conhecer a temperatura que apresenta um corpo ou substância é utilizado um dispositivo chamado termômetro. Quando o mesmo entra em contato térmico com o corpo em questão ambos alcançam o equilíbrio térmico e, então, ao chegar à mesma temperatura, saberemos que a temperatura que o termômetro indica em seu índice será a temperatura do nosso corpo.

>> Próximo - Que Conceito >>