Conceito de Equidade de Gênero

Equidade-de-GeneroO conceito de equidade está intimamente ligado a outros conceitos como o da justiça e da imparcialidade, e envolve quem possui a disposição, dando a cada um o que merece, e por outro lado, o gênero se refere à classe ou tipo que facilita o agrupamento dos seres que têm um ou vários caracteres comuns.

No entanto, denomina-se como equidade de gênero à postura que defende sobre todas as coisas a igualdade entre homens e mulheres, tanto no que diz respeito ao controle como ao uso dos bens e serviços da sociedade. Isto é, quem propõe e defende a igualdade de gênero se opõe de plano a qualquer tipo de discriminação de gênero que possa existir entre ambos os sexos e especialmente se proclama contra em privilegiar o homem em qualquer aspecto da vida social, trabalhista, entre outros, tal como era recorrente há décadas atrás em boa parte das sociedades ocidentais.

A principal proposta que estabelece a equidade de gênero envolve a padronização das oportunidades existentes com o objetivo de reparti-las de uma maneira justa entre ambos os sexos, os homens e as mulheres devem contar com as mesmas possibilidades de desenvolvimento. Então para que esse estado de coisas que a equidade de gênero propõe, o estado deve assumir um papel de garantia para que os recursos sejam distribuídos de modo absolutamente simétrico.

Ou seja, se uma mulher exerce o mesmo cargo que um homem tendo as mesmas responsabilidades, deverá receber o mesmo monetariamente.

Vale destacar, que ao mesmo tempo, a equidade de gênero propõe que a situação que proclama se consiga sem que se descuidem ou afetem as características de cada gênero. Por exemplo, as mulheres devem gozar de uma licença por maternidade muito mais ampla que a dos homens, especialmente pelo fato que são elas as encarregadas de dar alimento a seus filhos durante os primeiros meses de vida. Isto é, neste caso se atende primeiro a uma questão biológica relevante e a partir disso resulta essa discriminação, porém positiva, sobre o tempo de licença por maternidade e paternidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Equidade de Gênero. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/equidade-de-genero >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Equidade de Gênero