Conceito de Epitáfio

EpitafioO epitáfio é um conceito muito utilizado para denominar a inscrição, uma mensagem colocada em um túmulo destinada a honrar e homenagear a pessoa falecida cujos restos mortais descansam nesse local.

É comum a existência de pessoas que antes de falecer deixam um epitáfio para seus entes queridos e pessoas mais próximas, neste caso, o defunto é o próprio criador de seu epitáfio. No entanto, em outros casos, a família ou amigos da pessoa falecida costumam dedicar algumas frases ou expressões que foram significativas na vida do falecido e a estampam no seu epitáfio.

Pode haver epitáfios que consistam em frases de algum autor admirado ou que constem da frase ou refrão de alguma música que o defunto amava.

Outra questão habitual que acontece é a criação dos próprios escritores de seus epitáfios.

A religião também costuma ter um papel importante nos epitáfios, uma vez que certos livros sagrados como a Bíblia, o Alcorão e o Talmude apresentam frases nos epitáfios daqueles defuntos mais crentes e representativos.

Por outro lado, os aforismos são as frases ou afirmações curtas propostas pelas ciências ou pelas artes como princípios ou máximas e que muitas vezes dominam o universo dos epitáfios.

Geralmente os epitáfios são inscritos em uma lápida ou placa. A lápida é uma pedra plana e sólida, esculpida em formato retangular e que grava justamente o epitáfio.

Os epitáfios estão presentes em nossa cultura desde os tempos mais antigos. Os gregos, a civilização romana e especialmente os imperadores utilizavam os epitáfios para honrar e homenagear os mortos mais ilustres.

Este costume também está presente nos dias de hoje, ou seja, não acabou e segue sendo muito comum tanto nas lápides de desconhecidos como de personalidades ilustres para homenageá-los após seu falecimento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Epitáfio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/epitafio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Epitáfio