Conceito de Epifania

EpifaniaO termo epifania é de caráter religioso e seu significado está inserido dentro desse contexto. A epifania pode ser uma revelação divina de uma mensagem de Deus aos homens. Por exemplo, no contexto da religião católica, o nascimento de Jesus representa a epifania da chegada de Deus a terra. Esta epifania previamente anunciada marca um ponto de inflexão determinante na religião e na fé dos crentes.

A partir deste ponto de vista, a epifania não é um fato científico que pode ser explicado através da ciência, seu significado se encontra no contexto da fé que é outro tipo de conhecimento. Na fé católica, há diversos tipos de epifanias que até hoje são lembradas através da história.

Por exemplo, sempre no início do ano é celebrado a epifania dos Reis Magos do Oriente. São os reis que foram conhecer o menino Jesus. E até hoje é celebrada a tradição da festa em que os reis magos entregam presentes às crianças de todo mundo.

Também tem valor no contexto da fé católica com a epifania de João Batista no rio Jordão que representa a chegada do Espírito Santo. Para finalizar, é importante também lembrar a epifania de Cristo com o milagre de Caná. Uma epifania mostra uma mensagem reveladora, ou seja, é uma revelação divina que traz luz dentro do contexto religioso, como também expressa uma mensagem espiritual e transcendente além deste mundo.

A fé católica é um exemplo da fé revelada por Deus. Uma epifania também pode ser uma experiência mística, a vivência interior profunda de uma pessoa no contexto da fé.

Por outro lado, o termo epifania pode ser interpretado a partir de outro contexto. Por exemplo, do ponto de vista filosófico, a epifania representa a sensação de realização pessoal de uma pessoa por captar o sentido das coisas e sua verdade mais profunda.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Epifania