Conceito de Epiderme

EpidermeA epiderme é a camada mais externa da pele e como o próprio nome diz está localizada acima da derme.

A epiderme é a camada mais externa que cobre quase que totalmente o corpo, exceto os orifícios e mucosas que são revestidas pelo tecido epitelial.

Microscopicamente, a pele é composta por células achatadas justapostas divididas em duas camadas, uma camada interna ou íntima formada por células que estão ativas em constante replicação e uma camada exterior composta de células mortas. As células se multiplicam na camada mais profunda da epiderme dando origem a camada mais superficial. Na medida em que essas células migram para a camada mais externa (estrato córneo) elas ficam queratinizadas compostas de células sem organelas cheias de queratina. Nesse processo de descamação ocorre a contínua reposição de células mortas por células novas, facilitando o processo de regeneração da epiderme.

A epiderme tem variações na espessura dependendo da localização, desde a palma da mão até a sola dos pés, atingindo suas máximas dimensões para permitir uma maior proteção destas áreas menos espessas como ao redor dos olhos.

A epiderme não possui vasos sanguíneos, mas é rica em terminações nervosas que dão sensibilidade. Em sua camada mais profunda são encontrados os melanócitos que tem a função de produzir um pigmento chamado melanina que dá cor à pele. A melanina é produzida em resposta à exposição à luz solar, especialmente a radiação ultravioleta, e tem como função formar uma barreira que impeça a passagem dessas radiações na pele. Quanto maior a exposição à luz solar maior será a produção de melanina e, consequentemente, o escurecimento da pele.

O albinismo é uma doença de ordem genética onde ocorre um defeito na produção de melanina. Este defeito pode causar a ausência parcial ou total da pigmentação da pele, cabelos e olhos. Também é possível que ocorra destruição dos melanócitos mediada pelo sistema autoimune levando à despigmentação da pele e ocasionando o vitiligo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Epiderme. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/epiderme >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Epiderme