Conceito de Epicurismo

EpicurismoExistem diferentes escolas filosóficas, uma delas é o epicurismo que reflete sobre a busca da felicidade a partir do prazer sensível e intelectual.

Uma corrente filosófica que mostra como o prazer é um elemento importante na qualidade de vida emocional. Um dos prazeres intelectuais bem valorizados por essa corrente intelectual é o prazer da conversa com os amigos, essa que proporciona felicidade à vida da pessoa.

Um aspecto muito importante é entender que esta corrente não defende a busca desenfreada pelo prazer, mas sim o equilíbrio. Esta corrente recebe o nome de seu fundador Epicuro de Samos que fundou a escola de filosofia Jardim.

Tipos de prazeres

Uma visão filosófica que reflete sobre o ser humano em seu lado físico e emocional através de um ser que é mais feliz quando tem tendência equilibrada para o hedonismo, baseado no prazer sensível e intelectual. Além disso, Epicuro diferencia vários tipos de prazer:

1. Existem prazeres necessários. Por exemplo, o prazer de desfrutar de um bom prato na hora da refeição, uma vez que a alimentação é essencial para o bem-estar.

2. Existem prazeres que são naturais, no entanto, são prescindíveis em certos momentos. Por exemplo, a conversa com um amigo é um prazer natural de acordo com a natureza social do ser humano. Porém, o ser humano pode privar-se de discussões em muitos momentos da vida.

3. Existem prazeres que não são necessários e nem naturais. Por exemplo, a busca pela fama e o reconhecimento alheio através do prestígio social.

O prazer intelectual

Epicuro expressa a relação dos prazeres do corpo e da alma para chegar a conclusão de que os prazeres do espírito têm maior permanência no tempo, enquanto que os prazeres corporais se distinguem pela rapidez de uma satisfação mais sensível.

Enquanto o prazer emocional de uma agradável conversa com um amigo pode ficar marcada positivamente na memória, pelo contrario, o prazer de comer para saciar a fome não dura mais de um dia. Quando o ser humano volta a ter apetite ele precisa comer algo para acalmar a fome. Isto é, os prazeres corporais são mais imediatos, porém podem durar menos tempo.

Foto: iStock - pixdeluxe

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Epicurismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/epicurismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Epicurismo