Conceito de Eosinófilos

EosinofilosOs eosinófilos são um dos tipos de glóbulos brancos presentes no sangue, provenientes da medula óssea e muito importantes no que diz respeito à reação do sistema imune na hora da prevenção de doenças.

A função mais importante desempenhada em nosso organismo, sem dúvidas, é o fato de ser uma enorme barreira e defesa contra as parasitas e alergias, que como todos sabem, são os problemas mais frequentes da população em geral.

Deve-se preocupar quando o resultado de um exame de sangue acusa os índices de eosinófilos muito altos, pois assim pode estar diante de um quadro de eosinofilia, que trata justamente de uma doença em que os índices de glóbulos brancos se apresentam mais altos do que a média.

Um de suas enzimas mais importantes é a chamada histaminase, responsável direta por regular as respostas alérgicas de nosso corpo.

Na sua presença, os eosinófilos são enviados em grandes quantidades a uma parte do corpo, ou então, a medula óssea começa a gerá-los de maneira fantástica.

Vale mencionar que estes altos níveis podem ser apresentados no sangue que corre em nosso corpo, embora também seja possível concentrar-se em algum lugar do organismo que padece de infecção. Este último caso em particular é chamado de eosinofilia tissular e pode ser detectada através da análise de um tecido ou de alguns fluidos. Por isso, este tipo de eosinofilia é mais difícil de ser detectado através de um exame de sangue, pois pode apresentar-se em valores normais.

Entre as causas mais comuns da eosinofilia estão as seguintes: presença de parasitas ou fungos, alergia, problemas nos rins, toxinas, doenças de autoimunidade, transtorno endócrino, tumores, entre outros.

E como já se sabe, um exame de sangue completo é a melhor forma de prevenir a doença.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Eosinófilos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/eosinofilos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Eosinófilos