Conceito de Enumeração

O mundo material está composto por objetos que compõem um todo. Quando um objeto faz parte de um todo, pode-se analisar esta área da realidade do ponto de vista quantitativo, ou seja, colocar um ponto de atenção na quantidade. A enumeração mostra a atitude do sujeito quando enumera de forma sequencial uma área da realidade.

Por exemplo, o professor pode enumerar o número de mesas que há em uma sala de aula com o objetivo de comprovar se existem mesas suficientes para o número de alunos. Uma pessoa que deseja realizar exercício físico para perder peso pode também enumerar o número de passos que realiza no descolamento de sua casa para o trabalho ou para outro lugar qualquer.

As partes que compõem um todo

A enumeração mostra também um relato integrado por uma sequência de fatos. Do ponto de vista gramatical, quando se realiza este tipo de relato, o texto fica integrado pela inclusão de vírgulas e a conjunção copulativa “e”.

Vamos ver um exemplo desta sequência enumerativa: “Sábado passado saímos de excursão, fomos ao campo, comemos no parque, vistamos alguns dos monumentos mais representativos dessa localidade”. Neste caso, a pessoa enumera todas as suas ações realizadas neste dia.

Do mesmo modo, quando um garçom recebe os clientes no restaurante enumera o número de pratos que compõem o cardápio. A enumeração de uma parte da realidade compõe as partes que compõem um todo.

A enumeração do plano de ação

A enumeração permite fracionar em partes menores um grupo mais amplo de elementos. Portanto, esta enumeração permite também observar detalhadamente e analisar a composição de determinada área. Frequentemente, uma enumeração é formada por vários elementos que apresentam algum aspecto em comum. Enfim, este aspecto é a base da enumeração.

Enumeração no Coaching

Do ponto de vista do coaching, quando uma pessoa idealiza um plano de ação para concretizar um objetivo, ela enumera os passos que fazem parte desse plano para seguir de forma cronológica a lista de tarefas.

Foto: Neustockimages I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Enumeração. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/enumeracao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Enumeração