Conceito de Entonação

EntonacaoO ser humano não se comunica apenas através daquilo que diz, mas também através da forma como diz. Isto é, uma pessoa pode dar uma expressividade específica no tom de sua voz, na modelagem própria da entonação dentro do contexto de uma conversa. Assim, o sujeito pode dar uma entonação ou outra dependendo do contexto.

Por exemplo, diante de um acontecimento inesperado, você pode dar uma entonação de surpresa em sua mensagem. Do mesmo modo, a entonação de uma pergunta é diferente da que exige uma exclamação.

A melodia da comunicação oral

Dependendo da entonação que se dá, a frase pode terminar com reticências ou com ponto final. A entonação que damos a uma mensagem é importante sempre, seja no campo pessoal como no plano profissional.

No contexto trabalhista, dar uma entonação adequada a um discurso que se fala em público pode ser determinante para não perturbar o auditório que assiste a uma palestra. Dar uma entonação correta a uma mensagem permite potencializar a atenção por parte do interlocutor e também melhorar a compreensão. Por sua vez, o tom de voz monótono causa sensação de aborrecimento.

A entonação mostra a variação de alturas e tons na conversa oral. A entonação é um dos fatores que diferencia a comunicação oral da comunicação escrita.

O valor de uma correta entonação

Existem profissionais que interiorizam de forma pedagógica o valor de uma entonação correta: os atores, apresentadores de televisão, locutores de rádio, professores, entre outros. A entonação mostra o fator melódico que tem a comunicação de uma mensagem. A mensagem de uma frase pode variar completamente em função da entonação que se dá a esta oração.

Expressar-se em outros idiomas

Vale resaltar que a entonação da comunicação oral pode também ter conotações diferentes em função do idioma do falante. Ao aprender uma segunda língua é muito importante dar atenção ao vocabulário aprendido, mas também valorizar o fator fonético para dar uma entonação correta às orações.

Manifestação de carinho ou ódio conforme a suavidade da voz

Uma pessoa pode dar uma entonação suave quando quer sussurrar uma mensagem de carinho, da mesma maneira que é possível também dar uma entonação de raiva a uma mensagem em consequência de uma irritação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Entonação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/entonacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Entonação