Conceito de Entidade econômica

Entidade-economicaA entidade econômica é uma empresa, isto é, trata-se de uma atividade econômica organizada como unidade e que se baseia na propriedade dos recursos. Ou seja, a entidade econômica é uma organização que gera receita através da venda de um produto ou serviço.

As empresas devem ser consideradas entidades diferenciadas de seus proprietários e de suas operações, então, devem ser registradas levando em conta o efeito que possuem.

Portanto, uma entidade econômica pode ser interpretada como uma unidade econômica social, pois se encontra integrada por elementos humanos, técnicos e materiais, os quais têm a missão de obter utilidades a partir da participação que apresentam no mercado em questão.

Em todo mundo, a atividade econômica é realizada por entidades identificadas que constituem combinações de recursos humanos, naturais e de capital, que estão coordenados por uma autoridade que toma as decisões que sempre estão encaminhadas à concretização dos objetivos da entidade.

Vale ressaltar, que a contabilidade se preocupa em identificar a entidade que apresenta fins econômicos particulares e que é independente de outras entidades. Enquanto isso, para identificar uma entidade são empregados dois critérios diferentes, por um lado, um conjunto de critérios destinados à satisfação de alguma necessidade social com estrutura e operação própria. E por outro lado, um conjunto de decisões independentes em relação à conquista de objetivos específicos, que é o mesmo que a satisfação de uma necessidade social.

Do acima exposto fica claro que a personalidade de um negócio é independente de seus acionistas e proprietários e, portanto, em seu estado financeiro deve ser incluído apenas os bens, valores, obrigações e direitos da entidade econômica independente.

A entidade pode ser uma pessoa física, moral ou de outra forma, uma combinação de várias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Entidade econômica