Conceito de Engenharia de Petróleo

Como conceito geral, a engenharia é um conjunto de procedimentos técnicos aplicados a uma área específica. No caso deste artigo vamos tratar da engenharia de petróleo, mais especificamente a tudo que está relacionado ao processo de extração dessa substância.

Os engenheiros especializados em petróleo colaboram com outros profissionais para encontrar este valioso líquido negro e extraí-lo para a superfície. Uma vez extraído, o seu bruto ou cru é transportado às refinarias através de oleodutos. A atividade destes profissionais da engenharia é regida por dois parâmetros gerais: sua extração é viável do ponto de vista econômico e não há um impacto ambiental.

As atividades próprias da engenharia de petróleo

Sua principal tarefa é a exploração do terreno, ou seja, encontrar o petróleo quando se encontra em forma bruta; saber quais são suas condições e suas dificuldades técnicas para retirá-lo do fundo da terra ou do mar. Uma vez encontrado, é necessária a colaboração de outros profissionais da engenharia, tais como da engenharia mecânica, industrial ou química. Assim que se chega à reserva do seu bruto é necessário produzi-lo, ou seja, levá-lo até a superfície, esta é a parte mais complexa do ponto de vista tecnológico.

Tarefas compreendidas pelo engenheiro

Os engenheiros tratam de uma série de procedimentos nas jazidas petrolíferas: segurança do trabalho, medidas para a preservação do meio ambiente, legislação, assim como temas de mecânica, eletricidade, física e uma série de conhecimentos associados à tecnologia de extrair o petróleo. Deve-se levar em conta que o petróleo se encontra dentro de rochas porosas e interage com outros fluidos (gasosos ou líquidos), assim, tudo isso está condicionado a diferentes formas de extração.

Análise dos dados

Um aspecto fundamental da engenharia de petróleo é a análise de dados de todos os parâmetros que interagem com a extração do bruto e do próprio petróleo (sua qualidade, quantidade, composição, etc.).

Por último, deve-se lembrar de uma evidência: a engenharia de petróleo depende de suas reservas brutas. Segundo os especialistas nesta matéria as reservas são calculadas da seguinte maneira: divide-se a quantidade de petróleo disponível entre o seu consumo real. Como sempre aparecem novas jazidas, isso faz com que a quantidade de reserva existente mude ao longo dos anos.

Imagem: iStock, shotbydave

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Engenharia de Petróleo