Conceito de Engenharia de Alimentos

Engenharia-de-AlimentosA engenharia de alimentos é responsável de proporcionar uma vida mais útil aos alimentos.

A engenharia de alimentos é um ramo da engenharia que trata de forma exclusiva dos alimentos consumidos pelas pessoas na vida cotidiana, ou seja, aqueles alimentos que fazem parte da nossa dieta.

Na atualidade, os hábitos alimentares mudaram em relação ao início dos tempos da humanidade e isso tem a ver em grande parte com a inovação da tecnologia e os descobrimentos científicos que impulsionaram a indústria alimentícia, tornando-a mais complexa e diversificada.

Por exemplo, o desenvolvimento e a invenção de certos processos como a pasteurização, o fechado a vácuo, o congelamento, entre outros, fizeram com que os produtos derivados de diversas matérias primas de origem animal ou vegetal pudessem ser conservados por mais tempo. Isto é, a tecnologia e a ciência avançaram para que os alimentos obtidos no campo e dos animais durassem mais.

No entanto, a engenharia de alimentos passou a intervir nesse aspecto proporcionando uma vida mais útil aos alimentos, por esse motivo que ela se aprofundou no conhecimento da química, da física e da biologia dos alimentos e de suas matérias primas.

Que dure mais e não perca suas propriedades e nutrientes fundamentais

A missão fundamental da engenharia de alimentos é que o alimento em questão dure o maior tempo possível, ou seja, que o vencimento do produto esteja longe do momento da compra, mas que o alimento não perda seus nutrientes durante esse tempo.

O processamento que se dá a determinados alimentos vai ser determinante em sua qualidade final e ao mesmo tempo tem a ver com perda de nutrientes essenciais. Se o processamento falhar e não for realizado dentro dos conformes o alimento pode não ter um bom sabor, umedecer, inclusive perder seu valor nutricional, por isso, é fundamental a atenção da engenharia de alimentos neste caso.

As preocupações básicas da engenharia de alimentos e dos seus correspondentes profissionais (os engenheiros de alimentos) são as seguintes: melhorar sempre os alimentos, não perder a qualidade dos produtos dentro do processo de elaboração que são submetidos, reduzir custos tanto com a elaboração como com o transporte, inclusive o cuidado com o meio ambiente.

Foto: iStock - AleksandarGeorgiev

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Engenharia de Alimentos