Conceito de Engenharia Ambiental

Engenharia-AmbientalTradicionalmente a engenharia está dirigida por vários campos como a indústria, a mineração, a construção e a agricultura. Entretanto, os problemas do meio ambiente que afetam a humanidade têm sido necessários em estudos acadêmicos específicos como é o caso da engenharia ambiental.

O meio ambiente como problema global

A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra, sua função é protegê-la dos raios do sol preservando o planeta dentro de uma temperatura estável. Se este processo se encontra alterado pela contaminação ambiental acontece uma mudança no clima global do planeta e passa a destruir as florestas que absorvem o dióxido de carbono. Este fenômeno é uma realidade conhecida como aquecimento global. Consequentemente o meio ambiente deve ser entendido com critérios tecnológicos e científicos para garantir sua preservação e sustentabilidade. Em outras palavras, a qualidade de vida dos seres humanos deve ser compatível com o respeito ao meio ambiente.

A função de um engenheiro ambiental

O profissional desta disciplina trata de analisar os fenômenos e os processos que afetam os ecossistemas, uma vez que deles se obtêm matérias-primas para o consumo ou fontes de energia para o conjunto das atividades humanas. Desta maneira, o engenheiro ambiental deve ter presente que alguns recursos são limitados e que sua obtenção tem um impacto sobre a natureza.

Na atualidade, as empresas que trabalham com um meio natural contam com engenheiros ambientais para reduzir o impacto negativo sobre o meio e na medida do possível encontrar alternativas produtivas que não sejam agressivas com o ecossistema. Por este motivo, a engenharia ambiental é uma ferramenta do conhecimento que permite o desenvolvimento sustentável.

Os engenheiros ambientais são cada vez mais solicitados em diversos setores produtivos e isso se deve a um bom motivo: a legislação da maioria dos países obriga o cumprimento de uma norma ambiental, por outro lado, as empresas cuja atividade altera o meio ambiente sabem que sua imagem social se vê prejudicada quando as obrigações legislativas não são cumpridas para proteger o meio natural.

A dimensão interdisciplinar da engenharia ambiental

O engenheiro ambiental pode estar ligado profissionalmente a outras atividades, por exemplo, com o turismo sustentável e com projetos agrícolas ou pecuários. Ao mesmo tempo, eles interagem com comunidades que habitam vários territórios e precisam conhecer suas tradições e necessidades.

Imagem: iStock, MartinLisner

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Engenharia Ambiental. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/engenharia-ambiental >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Engenharia Ambiental