Conceito de Engenharia Agrícola

Engenharia-AgricolaCriatividade colocada a serviço de uma atividade para torná-la mais simples, lucrativa e eficaz.

A engenharia é sem dúvida uma das atividades mais importantes do planeta, ela regulamenta uma série de técnicas que permite aplicar o conhecimento científico e tecnológico sobre diferentes fontes e matérias através de construções e invenções, além de poder resolver problemas e necessidades das pessoas. A engenharia é pura criatividade a serviço de uma determinada atividade para torná-la mais simples, lucrativa e eficaz.

No entanto, a engenharia carrega sua marca em diversas áreas, como é o caso do campo que será destacado a seguir.

Aplicar a ciência e a tecnologia na exploração do campo cuidando do meio ambiente

A engenharia agrícola é responsável por aplicar a ciência e a tecnologia na exploração do campo e fazer com que, desta maneira, a atividade agrícola tenha êxito em sua produção. Por outro lado, por tratar-se de uma atividade extremamente vinculada com o entorno natural essa ação deve respeitar o meio ambiente.

Isto significa que é uma boa ideia desenvolver e aplicar novas tecnologias para obter importantes e abundantes plantações, porém elas devem respeitar a saúde do meio ambiente com a aplicação de práticas que não destruam o ambiente natural e com isso intensifiquem os benefícios.

Lamentavelmente esta questão existe e é uma realidade no mundo inteiro, por isso é importante dar ênfase a essa situação e dizer que a engenharia deve pensar em melhores ideias para otimizar a atividade agrícola, mas também, pensar na melhor maneira de não afetar a saúde do planeta.

Vale salientar que sua integração com os programas de educação superior surgiu no século XIX, nos Estados Unidos, e no século seguinte em toda América Latina. Ambos os casos coincidem com a modernização da atividade agrícola.

Construção de sistemas e seleção de maquinário para aplicar em trabalhos agrícolas

Basicamente, este trabalho profissional trata da construção ou seleção de maquinário ideal para aplicar no trabalho agrícola, tais como tratores, colheitadeiras, arados, entre outros para otimizar a produção.

Também é responsável pelo projeto de sistemas de irrigação, drenagem, entre outros, e de todos aqueles que contribuem positivamente para o tratamento da plantação após a colheita.

Foto: iStock - Milan Stojanovic

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Engenharia Agrícola