Conceito de Enfoque

EnfoqueO termo enfoque, muitas vezes chamado de abordagem, se refere à maneira que um indivíduo, grupo, empresa, entre outros, consideram um determinado assunto ou problema em questão, em termos de uma negociação, ou seja, seria algo como fazer um planejamento e realizá-lo para conseguir a solução desejada e chegar a um final feliz.

Tradicionalmente no meio de uma negociação, qualquer que seja sua motivação, existe quatro enfoques básicos: perde-ganha, perde-perde, ganha-perde e ganha-ganha. Como é fácil deduzir, o primeiro termo corresponde à percepção que temos de nossa posição dentro da negociação, já o segundo termo corresponde à percepção que temos da situação do outro ou ao contrário da negociação.

Então, quando perco é porque não atingi meus objetivos esperados, já quando ganho é porque superei minhas expectativas anteriores e alcancei meus objetivos. De todos eles, o ganha-ganha é considerado o enfoque mais honesto, pois neste caso as duas partes envolvidas na negociação vão sair ganhadoras.

No caso das empresas, por exemplo, o melhor enfoque a ser tomado é aquele que compreende tudo o que uma organização se propõe a desenvolver e claro, que esteja firmemente baseada em uma lógica clara e definida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Enfoque. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/enfoque >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Enfoque