Conceito de Energia Térmica

Energia-TermicaA energia térmica é conhecida como a energia liberada em forma de calor, ou seja, passa de um corpo mais quente a outro que apresenta uma temperatura menor. Pode ser transformada tanto em energia elétrica como em energia mecânica.

Este tipo de energia pode ser obtido a partir de diferentes situações ou circunstâncias, tais como da natureza, do sol, de uma reação exotérmica, como é o caso da combustão de algum tipo de combustível.

Outra maneira de obter energia térmica é através de uma reação nuclear, seja por fissão (quando a reação nuclear ocorre no núcleo atômico) ou por fusão (vários núcleos atômicos que apresentam uma carga similar se unem para dar lugar a um núcleo muito mais pesado; está acompanhado da liberação de uma grande quantidade de energia).

Assim mesmo, outra maneira de obter este tipo de energia é pelo que se conhece como efeito Joule, um fenômeno que acontece quando em um condutor circula corrente elétrica, parte da energia cinética dos elétrons se transforma em calor como consequência dos choques que sofrem com os átomos do material condutor através da qual circulam.

Por outro lado, também é viável o aproveitamento da energia da natureza que se encontra em forma de energia térmica, como é o caso da energia geotérmica (a energia que se consegue aproveitando o calor interno do planeta Terra) e da energia solar fotovoltaica (eletricidade renovável obtida diretamente dos raios solares).

Vale destacar que a obtenção da energia térmica provoca sempre um impacto ambiental, porque a combustão libera dióxido de carbono e emissões altamente contaminantes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Energia Térmica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/energia-termica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Energia Térmica