Conceito de Energia Química

Energia-QuimicaA energia química é outra das manifestações da energia e especificamente trata da energia interna que possui um determinado corpo e embora possa sempre ser encontrado na matéria, apenas nos será mostrado quando for produzida uma importante alteração. Em termos mais simples, a energia química é aquela produzida por reações químicas.

Entre os exemplos mais cotidianos que podemos dar a energia química estão: a energia emanada do carvão quando este se queima, as pilhas, as baterias, entre outros.

Uma vez que os combustíveis são queimados produzem violentas reações químicas que geram trabalho ou movimento. Na atualidade, a energia química permite a mobilização dos automóveis, navios, aviões e de qualquer outra máquina.

Por outro lado, o carvão e a gasolina gasificada se combinam com o oxigênio do ar, reagem com ele e conseguem ser transformados lenta e suavemente como é o caso do carvão, ou de maneira instantânea e brusca no caso da gasolina dentro dos cilindros dos motores; as misturas de gases inflamadas se dilatam e em apenas um instante sua energia se comunica com os pistões do motor.

Para que um motor entre em funcionamento é necessário que o combustível desprenda energia. Nos motores de combustão interna, a energia do combustível empregado se transforma em potência e em movimento e justamente essa força é a que serve para fazer funcionar um veículo, a hélice de um helicóptero, um gerador, entre outros.

Os alimentos também podem ser tomados como claro exemplo de energia química, pois uma vez processados pelo organismo nos oferecem calor (calorias) ou se tornam fontes de energia natural (proteínas e vitaminas).

Além disso, estes alimentos são essenciais na hora de formar e renovar os tecidos de nosso corpo, de manter a temperatura ou para nos permitir a realização de um exercício muscular.

A energia obtida pelos organismos pode ser produzida de duas maneiras: autotrófica ou heterotrófica. Enquanto que a primeira é a típica nutrição das plantas e das algas, que a partir do dióxido de carbono e da energia do sol geram a glicose e o oxigênio; a segunda, por sua vez, é própria dos organismos animais e do ser humano que ingerem o alimento previamente elaborado, normalmente por organismos autótrofos e, portanto, são suas células que oxidam pela transpiração e assim produzem vapor de água, dióxido de carbono e substâncias de resíduo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Energia Química. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/energia-quimica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Energia Química