Conceito de Energia Mecânica

Energia-MecanicaA energia mecânica é a energia que apresenta os corpos em razão do seu movimento (energia cinética), de sua situação em relação ao outro, geralmente da terra ou do seu estado de deformação, como no caso dos corpos elásticos. Isto é, a energia mecânica é a soma da energia potencial (energia armazenada em um sistema), da energia cinética (que surge do mesmo movimento) e da energia elástica (de um corpo em movimento).

Através da energia mecânica, pode-se expressar a capacidade dos corpos com massa para realizar determinado trabalho

A energia mecânica é conservada, portanto não se cria nem se destrói. No caso particular de sistemas abertos formados por partículas que interagem através de forças simplesmente mecânicas ou de campos conservativos, a energia se mantém constante com o passar do tempo. De qualquer forma, há casos de sistemas de partículas dos quais não se conserva a energia mecânica.

Entre os tipos de energia mecânica podemos destacar os seguintes: a energia hidráulica (na qual a água é aproveitada, seu uso contínuo serve para produzir energia elétrica e mover moinhos de farinha); a energia eólica (transformação da energia do vento em energia útil, produzir energia elétrica como o mecanismo da extração de águas subterrâneas ou de certos tipos de moinhos para a agricultura) e a energia maremotriz (modo de geração de energia por meio do movimento das marés e das ondas do mar).

Imagem: iStock. slpu9945

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Energia Mecânica