Conceito de Energia cinética

Energia-cineticaA energia cinética é conhecida como aquela que possui qualquer corpo como consequência de seu movimento. A energia cinética é o trabalho imprescindível para precipitar um determinado corpo de uma massa desde o que se entende como descanso até sua velocidade alcançada, então, uma vez conseguida a ativação qualquer corpo manterá sua energia cinética desde que não modifique sua velocidade. No entanto, para que o corpo regresse ao estado de repouso é imprescindível um trabalho, mas ao contrário do corpo, em sentido negativo da energia cinética.

Assim como acontece com outras magnitudes físicas que são funções da velocidade, a energia cinética não só depende do objeto em si, da natureza interna que se manifesta, mas, além disso, depende da relação que se estabelece entre o objeto e o observador, que em física, não acreditar que se trata de uma pessoa como em outras áreas nas quais se emprega esta palavra, mas que aqui está encarnado por um sistema preciso de coordenadas.

Para realizar o cálculo da energia cinética existem diversas maneiras e elas dependem do tipo de mecânica empregada, seja clássica, quântica, relativista e também no cálculo incidirão fatores como o tamanho, a velocidade que apresente o corpo e as partículas que se encontra formado.

Um exemplo que nos ajudará a compreender melhor esta questão da energia cinética e como ela se transforma em outros tipos de energia...os carrinhos da montanha russa conseguem o máximo de sua energia quando alcançam o final do percurso. No momento que vão subir, a energia cinética imediatamente se transforma em energia gravitacional, permanecendo a energia constante, mesmo à custa de atritos ou outros fatores que causem atraso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Energia cinética