Conceito » Energia

Conceito de Energia




EnergiaA energia é a capacidade de produzir algum tipo de trabalho ou pôr algo em movimento. No entanto o termo pode ser definido desde uma variedade ampla de enfoques, o verdadeiro é que todos eles guardam algum tipo de relação com a definição provista. A energia é um tópico de enorme relevância para a atividade humana, na medida em que permite o desenvolvimento da vida na terra e sustenta a atividade econômica.

A fonte de energia mais importante para o homem se constitui no Sol. Assim é graças à luz solar que os vegetais podem, através de células especialmente desenhadas para essa tarefa, tomar energia e produzir seu próprio alimento que deriva na produção de oxigênio. Assim vistos os fatos, os vegetais também constituem a primeira fonte de energia da corrente alimentar, na medida em que servem para nutrir os herbívoros e desde ali a todo o resto dos seres vivos.

Para as atividades de produção de bens e serviços também é importante o requerimento de fontes de energia. É por isso que a exploração de recursos energéticos tem uma enorme importância estratégica, porque é a base sobre a que se põe em funcionamento toda a economia. As principais fontes de energia neste sentido constituem-se nos hidrocarbonetos, que são composto orgânicos que se formam por hidrogênio e carbono; assim, o gás natural e o petróleo são indispensáveis para que a atividade humana se desenvolva em nossos dias.

Um dos principais problemas na atualidade que aguardam sua solução é a necessidade de extrair energia de novas fontes. Uma possível resposta foi oferecida por muito tempo, a energia nuclear, mas seu custo e os perigosos acidentes associados a ela atuaram em detrimento desta possibilidade. Outras variantes para gerar energia podem ser o uso do vento, das marés, do calor da terra, dos rios, etc. No futuro se apreciarão novas possibilidades com respeito a este tema.

Mais uma letura:

Do grego “energeia” que significa especificamente atividade ou operação; e “energos” que significa força de ação ou força de trabalho, que são conceitos que estão ligados diretamente com a questão de realizar obras, transformar um objeto qualquer ou colocar algo em movimento. Para que sejamos mais claros, devemos entender que, devido a seu movimento, todos os corpos estão perfeitamente previstos de energia devido a uma serie de fatores como podem ser, para usar exemplos, a composição química destes corpos, a temperatura dos mesmos, a massa entre outras propriedades que explicam que todos os corpos possuem essa força que conhecemos como energia.

Para entender como se produz energia, basta que dessem uma olhada ao nosso redor e prestarmos atenção no desenvolvimento das plantas, no movimento dos animais e como as mais variadas máquinas e as inúmeras ferramentas trabalham de maneira incansável e desenvolvem múltiplas tarefas que nos dão uma perfeita ideia de o que realmente significa a energia para os seres humanos.

Também podemos perceber nas transformações naturais do sistema do planeta, a indicação do significado de energia. As transformações da natureza, por mais insignificante que sejam, ainda que prestemos mais atenção a grandes eventos como pode ser a erupção de um vulcão, que é por si só uma grande demonstração da energia em ação, ou num furacão que arranca árvores e derruba casas por onde passa nos dão também uma demonstração de valor irrefutável da energia em seu estado mais ativo, demonstrando sua força.

O fogo, por exemplo, é uma demonstração da energia e podemos usar como exemplo a deformação ou a extinção de um pedaço de lenha afetado pela energia do fogo, ou também o movimento e a evaporação de líquidos, como pode ser a água, mediante o uso de esquentadores elétricos carregados de energia.

Se vamos ao campo da física, podemos extrair outro conceito diferente sobre energia; para os físicos a energia como conceito próprio da matéria é considerada uma magnitude abstrata que está devidamente integrada ao estado que os físicos denominam dinâmico de um sistema fechado e que é, mesmo com o passar do tempo, invariável na sua forma.

Sem a energia no seu estado mais usado ou conhecido, o ser humano teria permanecido praticamente parado no tempo. Usando primeiro o fogo como fonte de calor que logo passou a ser fonte de energia em forma de carvão, tanto vegetal como mineral, o homem começou a aproveitar a energia para facilitar o seu trabalho. Antes nos referimos ao movimento dos animais como fonte de energia, e esta energia foi e ainda é usada para transportar objetos de um lado a outro.

Com o fantástico aparecimento energia elétrica, a forma de energia mais conhecida, se iniciou o processo da revolução industrial e começou-se a fabricação em serie e o mundo se transformou pouco a pouco no que nós conhecemos hoje em dia. Podemos inclusive dizer que sem energia não existe vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)