Conceito de Endometriose

EndometrioseA endometriose é uma doença ginecológica comum nos anos reprodutivos que se localiza no tecido anômalo que reveste o interior do útero chamado de endométrio e que está fora de sua localização normal. Aproximadamente uma em cada dez mulheres apresentam esta condição.

Fora do útero, o tecido endometrial se concentra em diferentes órgãos da pélvis como nos ovários, nas trompas, no peritônio, na bexiga, nos ligamentos uterinos e no espaço localizado entre o reto e a vagina. Acontecem alterações como o aumento ou a queda do ciclo menstrual e isso ocasiona dor por causa da irritação dos tecidos; esta irritação produz um tipo de fibrose ou cicatriz conhecida como aderência capaz de unir os órgãos da pélvis entre si causando transtornos na mobilidade do intestino ou das trompas. Em alguns casos o tecido endometrial se localiza no interior dos ovários e causa lesões que são conhecidas como “cistos de chocolate” devido a sua cor.

Em algumas mulheres a Endometriose se faz presente sem ocasionar algum tipo de sintoma. Em outros casos, é acompanhada por dores menstruais intensas, dor pélvica crônica e dor durante as relações sexuais, esta última conhecida como Dispaurenia. Estes sintomas apresentam diferentes graus de intensidade e podem afetar seriamente a qualidade de vida das mulheres.

Em certas ocasiões a Endometriose é diagnosticada quando uma mulher apresenta infertilidade, sendo que 50% das mulheres que não conseguem engravidar apresentam esta doença. Nestes casos a infertilidade está relacionada à mobilidade da trompa de falópio, à dificuldade da liberação de óvulos, ao bloqueio dos espermatozoides para entrar nas trompas e à alteração da cavidade pélvica que afeta diretamente o processo de fecundação do óvulo e implantação do embrião.

Há suspeita do diagnóstico da endometriose durante o exame ginecológico e de ultrassonografia, entretanto é confirmado com a laparoscopia, procedimento cirúrgico que permite visualizar a cavidade pélvica e fazer a biopsia com a introdução de uma câmera através de um pequeno corte no umbigo.

O tratamento desta doença depende da quantidade de tecido endometrial localizado fora do útero e de seus sintomas. A dor pode ser amenizada através de anti-inflamatórios, entretanto, no caso de dor aguda é necessário o uso de tratamentos hormonais e inclusive de cirurgia para retirar este tecido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Endometriose