Conceito de Emprego

EmpregoO emprego é a realização de uma série de tarefas em troca de uma remuneração monetária denominada salário. Na sociedade atual, os trabalhadores comerciam suas capacidades no mercado trabalhista, que está regulamentado pelo poder do estado para evitar conflitos. A empresa é o lugar que permite aos trabalhadores interagirem a fim de obter uma renda.

Esta ordem de produção de bens e serviços está intimamente vinculada ao apogeu do capitalismo. Em compensação, no auge da humanidade, o trabalho das sociedades mais destacadas era realizado principalmente através do uso de escravos que não dispunham de suas vidas e que estavam sujeitos ao tráfico comercial. Na Idade Média, por outro lado, o trabalho era realizado pelos "servos", que ofereciam parte do que produziam ao chamado "senhor feudal", que era o dono das terras. Com o desenvolvimento da burguesia, as relações sociais foram modificando, suprimindo o regime feudal, mas mantendo a escravidão.

Com a chegada do século XIX, o trabalho se afasta desta má situação e se aproxima à concepção vigente em nossos dias. Tanto a escravidão como a serventia foram erradicadas em grande parte graças ao reconhecimento da liberdade e do respeito à integridade física e moral do homem em documentos de órgãos internacionais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pelas Nações Unidas (ONU). Precisamente nesta declaração ambas as formas de posse de pessoas são totalmente abolidas (recusadas) e o trabalho em compensação se concebe como uma atividade que exerce a pessoa mediante a livre escolha, sem a pressão nem a obrigação de alguém que exija realizá-lo (isto não tem a ver com as tarefas e responsabilidades que cada um tem com o interior de uma empresa ou um cargo de trabalho em particular).

A chamada Revolução Industrial derivou indiretamente em muitas das proteções aos trabalhadores em nossos dias. A substituição da mão de obra por máquinas teve em um primeiro momento perniciosas consequências na sociedade, no entanto desta história, barateou a mão de obra até levar a mais profunda miséria a grande número de trabalhadores. No obstante, esta posição impotente do trabalhador levou à criação de sindicatos que velavam por defender seus interesses.

Na atualidade, o emprego é uma circunstância difícil de garantir a toda população ativa. Isto faz com que os estados redobrem seus esforços para reduzir o número de desempregados ao mínimo, e assim, atenuar as consequências negativas que resultam desta situação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Emprego. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/emprego >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Emprego