Conceito » Empregabilidade

Conceito de Empregabilidade




EmpregabilidadeO conceito do termo empregabilidade é realmente muito simples e está baseado nas seguintes questões: suas qualidades pessoais e profissionais devem ser interessantes para o mercado de trabalho; seus diferenciais devem ser considerados como nobres se existe uma comparação a outros profissionais que possuem uma trajetória que se assemelham a sua; as razões pelas quais uma empresa possa usar para formalizar um contrato e ter você no quadro de empregados que sejam competitivos; sua história de vida tem um peso suficiente para superar o que está exposto no seu currículo. Ou seja, se você é consciente do poder que as pessoas que possivelmente lhe contratem e sabe exatamente o motivo pelo qual estes se importam com o que você pode aportar para a organização.

Para conceituar empregabilidade em primeira pessoa deve-se saber o valor que cada um sabe e, o que é mais importante, que as qualidades técnicas, morais e éticas possam ser comprovadas para que uma organização possa interessar-se por você, ou seja, seus valores pessoais possam dizer coisas boas sobre você.
O dinamismo extremo e uma lista de pré-requisitos exigidos pelo mercado crescem a cada dia no mundo da empregabilidade. As competências se ampliam e se tornam cada vez mais complexas com o passar do tempo.
A empregabilidade está diretamente ligada à capacidade de gestão da vida e da carreira e isso implica que ser diferentes pode ser a diferença. A empregabilidade também é uma questão de marketing pessoal e de excelentes conhecimentos. Quanto mais se diferencie dos demais, mais possibilidades de empregabilidade a pessoa tem.

Agregar valores, ser responsável, ser leal, ter iniciativa própria e senso empreendedor, significa que a empregabilidade bate às portas. Quanto mais características boas se possuam, mais probabilidade tem-se de somar pontos à empregabilidade.

A empregabilidade é um termo aplicável a todos aqueles que buscam um bom trabalho e dele possam viver dignamente, porém não se deve esquecer que o único responsável pelo melhor conceito próprio é aquele que procura manter um nível de competitividade alto com relação a todos aqueles que buscam o mesmo propósito. Na empregabilidade, além de todos estes critérios, é importante saber-se que a experiência é um grau a mais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)