Conceito » Empreendedorismo

Conceito de Empreendedorismo




EmpreendedorismoEmpreendedorismo como conceito é a ação que utilizam os empreendedores para poder descobrir e identificar uma oportunidade de negócios concretos e que se dispõe a organizar-se e adquirir recursos que sejam necessários para iniciar e desenvolver-se. De forma generalizada o termo empreendedorismo se designa àquelas pessoas que partem desde o ponto zero e que tem em seu poder somente a ideia e o capital necessário para iniciar um empreendimento. O empreendedorismo é aquilo que ajuda a fundar uma empresa ou associar-se com outra pessoa para fazer da sua ideia uma realidade. Podemos dizer que o conceito de empreendedorismo não possui uma ideia concreta referente ao termo e que para saber o que é realmente o empreendedorismo devemos conhecer profundamente o que é a flexibilidade, o dinamismo, a criatividade, a orientação correta e o risco que se pode correr, para somente assim descobrir perfeitamente o perfil correto de uma pessoa que pretende ser empreendedora.

A palavra empreendedorismo deriva do francês “entrepreneur” que faz referencia a empreendedorismo e que nasceu no início do século XVI. Os franceses estenderam o significado da palavra a outras pessoas conhecidas como os aventureiros como os construtores de pontes, estradas e os arquitetos daquela época.

Economicamente falando, o escritor francês Richard Cantillón, no ano de 1755, definiu o empreendedorismo como o processo de enfrentar a incerteza. Até o inicio do século XX, o empreendedorismo não foi reconhecido na economia como uma atividade real, por tanto, um empreendimento com risco não fazia parte das análises econômicas do início do século passado.

Empreendedorismo viaja junto como risco que tem como finalidade obter uma recompensa. Se nos referimos somente à inversão econômica, o objetivo do empreendedorismo é conseguir a subsistência do empreendedor no cumprimento de um determinado projeto. O empreendedorismo pode levar a uma recompensa ou a uma perda, dependendo do que seja o final da ação de empreender.

O risco é um fator nato do empreendedorismo, porém devemos esclarecer que um empreendedor pode, com uma boa ideia, conseguir e superar o objetivo proposto pelo empreendedorismo a que se atem. O empreendedorismo leva a fins desconhecidos que só se fazem reais quando um projeto empreendedor começa a funcionar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)