Conceito » Empreendedor

Conceito de Empreendedor




EmpreendedorChamamos de empreendedor/a aquela pessoa que sabe descobrir, identificar uma oportunidade de negócios concreta e assim organizar ou conseguir os recursos necessários para começar seu negócio e obter sucesso. Geralmente este termo é aplicado para denominar as pessoas que do nada, somente com uma ideia, conseguem criar ou fundar uma empresa ou ajudam o outro a realizar.

Embora não exista uma definição concreta sobre o termo, características como a flexibilidade, o dinamismo, criatividade, orientação para a aventura e o risco, servem para descrever muito bem o perfil que observará a pessoa empreendedora.

Muitos, seguramente, acreditam que empreendedor é um conceito relativamente novo, entretanto, isto não é assim, mas pelo contrário, o conceito surgiu aproximadamente no início do século XVI com o objetivo e a razão de ser, de denominar aqueles aventureiros que viajavam ao Novo Mundo na busca e caça de novas oportunidades, sem saber muito bem quem encontrariam em seu caminho. Também, as pessoas envolvidas com expedições militares eram denominadas empreendedoras. Assim, já no século XVIII, os franceses se apoderam do termo porque o utilizavam para referir-se aos que se dedicavam à construção, como os arquitetos.

Recentemente a meados do século XVIII, o escritor francês Richard Cantillion aplicou no sentido econômico que hoje apresenta o termo no mundo inteiro: para referir-se aos empresários que arriscam tudo em uma ideia.

Do que comentamos sobre o termo, empreendedor é uma pessoa que além de identificar uma real oportunidade de negócios não tem medo da incerteza que o rodeia.
Obviamente, no contexto econômico em que vivemos hoje, já não proliferam os expedicionários ambiciosos de encontrar riquezas e aventuras em algum continente virgem, portanto, as pessoas que apresentam este perfil empreendedor costumam estar focadas na função ou atividade de tipo econômico, como por exemplo, são os responsáveis de dar vida na maior parte das PME (Pequenas e Médias Empresas) que existem no mundo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)