Conceito de Empirismo

EmpirismoA ciência tem um valor muito importante, uma vez que o avanço científico é constante, mostra o valor da progressão do conhecimento e como a técnica acrescenta um valor positivo à vida do ser humano. A ciência enaltece por sua vez o valor da experiência porque através da observação é possível compreender melhor a realidade e estabelecer leis universais que explicam um fenômeno estabelecendo conexão direta entre a causa e o efeito. A filosofia como reflexão teórica não renunciou o valor da ciência experimental como um pilar essencial do saber filosófico. A corrente que enfatiza o valor da experiência prática como critério de verdade é o empirismo.

É uma escola filosófica que enaltece o valor da percepção dos sentidos como forma de conhecimento essencial para alcançar a verdade das coisas. Entretanto, o conhecimento dos sentidos é limitado, um critério levado em conta pelo empirismo. Portanto, a verdade chega até onde está a experiência prática do que é observável. Um dos pensadores mais ilustres do campo do empirismo foi Hume. A partir deste ponto de vista existem verdades posteriores, ou seja, certezas que são fruto da observação da experiência. A percepção é um valor universal para este pensador, no entanto, em certas ocasiões, destaca também que a percepção pode ser motivo de engano.

Uma das principais teses do empirismo é que as ideias são o princípio do conhecimento, potencializam o valor da percepção sensível como critério de um conhecimento importante.

Isso não significa que todo conhecimento dependa da experiência, uma vez que o empirismo afirma que existam também verdades universais, aquelas que têm validade universal e não dependem da experiência prática. Os enunciados prioritários foram desenvolvidos especialmente pelo Círculo de Viena. Existem enunciados que se referem ao mundo, por exemplo, “hoje está chovendo”, este tipo de declaração está sujeito a uma comprovação através de observação, embora haja também outras declarações que se referem a realidades não materiais.

O empirismo e o pensamento lógico mostram a tentativa de valorizar cientificamente a filosofia, sendo a mesma uma disciplina de grande validade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Empirismo