Conceito de Empático

EmpaticoNormalmente, entende-se por empatia ao sentimento que estabelece o acompanhamento de dor ou sofrimento de uma pessoa que se encontra neste estado. Assim, a pessoa empática demonstra este sentimento. Quando um indivíduo sofre por determinada situação ou causa, outro indivíduo (que conhece ou não o primeiro) pode sentir empatia pelo simples fato de reconhecer que o estado de sofrimento, de dor ou de pena é um estado característico e comum do ser humano. Muitas vezes a empatia é confundida com a lástima, mas na realidade é apenas uma noção de acompanhamento, embora seja um sentimento emocional da pessoa que sofre.

A ideia de empatia parte do princípio de que todos os seres humanos, sendo seres racionais, são conscientes em algum nível de sofrimento, dor, pena, mal-estar ou diferentes sentimentos que podem ocorrer a todos de maneira eventual, independente do que foi passado ou por alguma situação da mesma característica da outra pessoa. Por causa desta conscientização, na maioria dos casos, não é agradável que a outra pessoa sofra, portanto, este sofrimento do outro faz mal a nós mesmos também. É neste momento quando sentimos empatia, ou seja, quando o sentimento de dor se replica em nós mesmos.

Geralmente a empatia está associada a questões sociais, pois para poder senti-la, uma pessoa deve ter algum tipo de contato com outro indivíduo que não seja ele mesmo. É por isso que a empatia também está ligada às relações sociais e com o tipo de vínculo que uma pessoa estabelece com a outra ao longo da vida, assim, provavelmente se tem mais empatia com quem signifique mais para o outro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Empático