Conceito de Emotivo

EmotivoUm fato é emotivo quando gera uma resposta emocionada por parte do sujeito que percebe essa determinada realidade. O ser humano interage de modo constante com o meio que o rodeia e recebe estímulos externos assim que experimenta uma resposta. Mesmo assim existem estímulos que podem emocionar uma pessoa.

Por exemplo, um indivíduo pode emocionar-se no aniversario da morte de um ser querido ao recordar sua memória ou ao ver sua fotografia. É emotivo assistir ao casamento de duas pessoas que se dão bem porque se amam de maneira incondicional. Porém, é mais emotivo ainda conhecer a história de dois idosos que compartilharam toda sua vida em comum em uma sociedade em que o amor parece ter prazo de validade.

Aquilo que causa emoção

Existem filmes do cinema que deixam uma marca especial na memória emocional do espectador que se emociona simplesmente com o argumento da fita evocando uma mensagem no espectador. Um fato pode ser emotivo por tocar no coração e despertar certo sentimento que pode ser: a melancolia, a nostalgia, a alegria contida, a esperança, as lembranças felizes do passado, etc.

Uma pessoa recorda com mais facilidade os momentos que se emocionou como consequência da intensidade emotiva vivida num acontecimento causando um efeito concreto na subjetividade.

Acontecimentos que emocionam

Existem acontecimentos pessoais que são especialmente emotivos na biografia de uma pessoa: o término dos estudos universitários e a obtenção do titulo acadêmico (símbolo do final de uma etapa); o carinho de um abraço de um ser querido; o dia do casamento; a comemoração do aniversário; a visita surpresa de familiares que moram longe; voltar a visitar um lugar que passou grandes momentos durante as férias de verão; o apoio incondicional dos pais na vida do filho; o amor em letras maiúsculas; o desamor que chega de surpresa; um livro apaixonante; uma carta de amor; sentir vertigem diante da possibilidade de perder a felicidade; a perfeição de uma paisagem espetacular durante uma primavera repleta de luz e cor, etc.

La emoción es subjetiva, por tanto, cada ser humano experimenta emoción ante razones diferentes de acuerdo a su experiencia de vida y a su propio modo de ser.

A emoção é subjetiva, portanto, cada ser humano experimenta emoção diante de razões diferentes de acordo com sua experiência de vida e seu próprio modo de ser.

Foto: iStock - Martin Dimitrov

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Emotivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/emotivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Emotivo