Conceito de Emoticon

EmoticonSem dúvida, as novas tecnologias e tudo que vem por detrás disso trouxeram novas maneiras de comunicação e expressão das emoções entre as pessoas. E claro, da mesma maneira quando estamos tristes as pessoas se manifestam através de lágrimas, pelo contrário, quando estamos alegres as pessoas se manifestam com sorrisos e risadas. Sendo assim, era preciso uma nova forma de manifestação através das redes sociais, dos fóruns, das mensagens de texto, dos correios eletrônicos, dos sistemas de chats, entre outros, e essa é justamente a missão dos emoticons.

O emoticon é uma carinha humana que expressa uma emoção positiva ou negativa de acordo com sua motivação de momento, ele imita a expressão facial ou a emoção de um ser humano. Assim, quando queremos comentar com alguém via chat que estamos contentes e alegres por causa de algo interessante que aconteceu colocamos uma carinha que sorri, enquanto quando estamos tristes por causa de algo que não foi bom colocamos um emoticon de uma pessoa chorando e com os olhos fechados.

No entanto, o emoticon não tem a função exclusiva de comunicar uma emoção, ele também cumpre satisfatoriamente com a necessidade de uma comunicação eletrônica ou móvel para abreviar uma mensagem e comunicar uma tristeza ou felicidade de maneira mais concreta e contundente, além de contribuir com a economia de caracteres que tanto nos sms como nos tweets são realmente pouco disponíveis.

Porém como as possibilidades oferecidas em matéria de desenvolvimento de programas e de novas tecnologias associadas a todas as formas de comunicação eletrônica ou móvel são realmente fantásticas, os emoticons básicos e tradicionais que expressavam apenas emoções passaram a expressar também ações, movimentos e muito mais.

Vale destacar que a denominação emoticon não é casual, pois surgiu da união de dois conceitos que representam estas particulares carinhas informáticas: a emoção e o ícone.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Emoticon. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/emoticon >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Emoticon