Conceito de Emergência 911

Emergencia-911

Número que recebe denúncia de emergências

Sem dúvida, quando pensamos no número 911 é impossível não pensar em uma emergência, sendo que no Brasil o mais comum é o número 190. E isso acontece porque este número está instalado em muitos países do mundo na hora de comunicar ou alertar as forças de segurança sobre o acontecimento de alguma emergência. É claro que 911 ou 190 são números que necessitam de atenção permanente, ou seja, 24 horas por dia e durante os 365 dias do ano.

Acidente ou acontecimento surgido de maneira inesperada que supõe um estado de gravidade ou perigo

A emergência é aquele acidente ou fato que surge de maneira inesperada e supõe a presença de estado grave ou perigo extremo, assim como, normalmente, precisa de ajuda ou assistência por parte de pessoas de segurança especializada.

Não usar para questões menores

A chamada do número 911 é um número telefônico criado na década de sessenta do século passado, nos Estados Unidos, para que as pessoas comunicassem e denunciassem as emergências, ou seja, a ideia inicial era que os cidadãos ligassem para esse número quando realmente houvesse uma situação de emergência ou catástrofe e não para denunciar questões menores.

Por exemplo, a finalidade era chamar 911 para denunciar um roubo à mão armada, um homicídio qualquer e não para denunciar o vizinho que bateu no carro.

Diante de um sinistro ou ilegalidade qualquer, mantenha a calma e ligue 190 para pedir ajuda

As forças de segurança sempre recomendam, no caso de ser possível, que a pessoa que presencia uma cena de emergência ou ilegalidade mantenha a calma e ligue assim que puder para 911 para pedir ajuda e amparo, dando todas as informações correspondentes do local.

A pessoa que ligar para 911 será atendida por um operador que solicitará alguns dados para poder interceder no fato, como o lugar exato da emergência, o nome da rua, do bairro e as demais proximidades. Se a pessoa que faz a chamada for testemunha do fato deve fazer detalhadamente a descrição dos envolvidos, como se vestiam, idade aproximada, dados do veículo ou meio de transporte utilizado, entre outras questões.

No entanto, em caso de sinistros como incêndios ou acidentes de trânsito, deve-se informar se há vítimas fatais, feridos graves ou qualquer outra informação para saber que tipo de ajuda enviar ao local.

Como já mencionamos, os Estados Unidos utilizam esse número há muitos anos, mesmo assim outros países como Argentina, México, Porto Rico, Peru, Uruguai, Costa Rica, Canadá, República Dominicana, entre outros, também utilizam o 911 como número de emergência.

Foto: iStock, Bim

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Emergência 911