Conceito de Emergência

Este termo no diccionário pode apresentar definições diferentes como ato de emergir, estado daquilo que emerge ou, uma ocorrência. Ficamos com este último para definir.

Uma emergência é uma situação produzida por um desastre ou por um acontecimento ocorrido de forma inesperada na maioria das vezes. O termo se diferencia da definição de desastre pela capacidade do grupo social afetado de controlar a situação.
Normalmente as situações de emergência causam problemas, são desagradáveis e alteram o ritmo normal e a tranquilidade dos que a sofrem. As emergências podem afetar a indivíduos em particular, ou a toda uma sociedade.

Existem vários tipos de situações que podem ser consideradas emergenciais. Algumas emergências podem ser:

Emergência ecológica: um espaço público se ve ameaçado pela ação inconsequente do homem ou por algum descontrole da natureza como por exemplo o derramamento de óleo no mar a causa de acidentes marítimos, as perdas da fauna nos pólos a causa do aquecimento global, ou os desmatamentos descontrolados das florestas.

Emergência Sanitária: nos casos de grande incidência de uma doença se pode considerar um estado emergencial para a saúde pública. As epidemias provocam situações emergenciais como por exemplo a gripe suina ou a dengue.

Para a Organização mundial de Saúde ( OMS) uma emergência é o surgimento inesperado de um problema de causa diversa que provoque uma atenção iminente por parte da família ou do sujeito que sofre a ação onde existe o perigo de morte ou perigo da perda da função de um orgão.

Num contexto político se usa a expressão estado de emergência quando em um país ocorre alguma coisa que altera, prejudica e ameaza a tranquilidade e o bem estar da população obrigando os dirigentes a tomar medidas drásticas para evitar o caos geral. Como no caso das enchentes que tantas vezes já destruiram muitas cidades e acabaram com centenas de vidas. No mundo inteiro diversos povos ou grupos sociais sufrem situações de emergência e existem vários organismos dedicados a ayudar e apoiar os grupos sociais que são afetados por estas situações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Emergência